Caros senhores,
Desde já fico feliz por participar, encontrei no Google este site, muito bonito e bem estruturado, é bom ver que o Movimento é um partido bem organizado.
Foi uma boa surpresa.
O meu tópico poderá ser longo, mas irei abordar aspectos importantes.
Sou webmaster há mais de dez anos, já fiz milhares de downloads, também tenho sites e blogs.
Também já trabalhei em rádio (como dj) e já editei livros.
Portanto tenho alguns conhecimentos acerca da pirataria, downloads ilegais, editoras etc.
Não irei revelar a minha identidade, por questões de privacidade ou para evitar problemas.
--Downloads não prejudicam quase nada as editoras e a prova disso é : Os cds continuam nos top de vendas e alguns chegam a disco de platina. Por exemplo cd’s dos «Morangos com Açúcar» chegaram a disco de platina e as vendas não eram prejudicadas, apesar de haver downloads desses cd’s na Web, ou venda desses cds pirateados nas feiras.
--Por vezes as editoras (de música, ou de livros) é que enganam autores e roubam ideias, textos, ou então se publicarem os livros e cd’s, podem não pagar as comissões todas aos autores etc.
Ocorrem vários casos assim.
--Fazer downloads de cd’s ou ebooks na Web, não deveria ser considerado ilegal.
Reparem, quando vamos a uma biblioteca alugar um livro, estamos a alugar o livro de borla, em vez de comprar numa loja. Isso não é considerado “ilegal” porquê? Não prejudica as editoras? As pessoas em vez de comprar livros podem alugar de graça em bibliotecas, e isso não é considerado “ilegal”.. Porém, se o internauta faz download dum ebook na net, já é “ilegal” ..? A lei está errada.
Aliás a lei gosta de punir os internautas que façam downloads, mas não prendem nem castigam os verdadeiros piratas da Somália que invadem barcos e fazem reféns..
Interessante ironia.
Antigamente podíamos ouvir músicas na rádio e gravá-las em cassete. Não era considerado ilegal.
Mas hoje se gravarmos mp3 da net, em cd virgem, somos considerados “piratas”, porquê?
O método é o mesmo, gravar algo para ouvir mais tarde, a única coisa que muda é o formato do áudio, agora é formato digital em mp3.
-As pessoas criticam quem compre dvd’s de filmes piratas na feira..
Mas , a mim já aconteceu alugar dvd’s num videoclube, pagar 3 euros, e a porcaria dos dvd’s têm “dedadas” ou riscos, e não consegui ver os filmes até ao fim!
Ao passo que, se comprar dvd na feira, esses discos são novos, sem dedadas e sem riscos, e posso ver os filmes em condições.
Outra coisa:
Se a venda de dvd’s piratas prejudicasse as produtoras de filmes americanas, elas já tinham ido à falência.
Mas ocorre precisamente o oposto.
Cada vez estreiam mais filmes por mês, e facturam milhões de dólares em bilheteiras.
Cada vez há mais evidências de que, a pirataria não é tão obscura quanto os políticos tentam fazer parecer.
Outra coisa que ocorre neste País :
Operadoras de Internet móvel (como a tmn, Optimus e Vodafone), têm pacotes com happy hour,
Mas depois chulam dinheiro aos internautas se eles fazem demasiados downloads , argumentam que o usuário “passou dos limites do razoável”, e espetam-lhes facturas de 160 ou 200 euros para pagar!
Porque é que é “ilegal” fazer downloads? Se pagamos 39 ou 40 euros pela net, temos direito a fazer downloads, aliás as operadoras publicitam “tráfego ilimitado”, “downloads ilimitados”, para quê?
As lojas vendem cd-rom virgens para quê?
As lojas vendem leitores de mp3 para quê?
As empresas podem andar a publicitar lojas online de mp3 legais, em que o internauta paga 1 dólar por cada mp3 que comprar.
Muitas dessas lojas online são fraudulentas, porque o internauta paga pelas mp3, mas esses ficheiros mp3 têm um código que inibe a gravação em cds, por exemplo (só permite transferir para um leitor mp3).
E essas lojas online não têm todos os estilos musicais, só têm os géneros mais famosos.
Quem quiser musicas de estilos alterantivos, ou trance ou tecno, não encontrará tudo nessas online shops, e faz o quê?
Por exemplo eu gosto de bom trance, e não encontro cd’s de jeito em lojas de Portugal, nem em sites online.
A única solução é ir procurando os mp3 em fóruns.
abraço