Antes de mais nada alguns factos:
25 de September de 2009 às 00:09:23: Inicio da discussão de um Manifesto e primeira versão.
18 de October de 2009 às 19:10:50: Última versão do corpo principal do Manifesto provisório.
20 de November de 2009 às 00:11:41: Última mensagem no abandonado quadro do Grupo do Manifesto.
No dia 18 de Abril, exactamente 6 meses depois da ultima modificação do manifesto provisório estarei com o Andrer em Bruxelas no ultimo dia da conferência internacional de Partidos Piratas onde, por essa altura, já teremos discutido e votado uns estatutos do PPI, discutido e votado uma declaração de princípios do PPI, e apresentado e votado os candidatos à direcção do PPI.
Uma das coisas que se vai colocar nos Estatutos do PPI é quem pode/merece fazer parte do mesmo, e um dos requisitos principais que se tem falado é a seriedade dos PP's que queiram ser membros.
Como devem calcular, aliado aos Estatutos (que acho estarem excelentes e quase praticamente acabados) o Manifesto é um dos indicativos para medir a seriedade do nosso movimento.
Infelizmente, e falando muito a sério, o nosso projecto de Manifesto, que até
coloquei no etherpad para motivar uma participação mais fácil, está ao abandono há meio ano, tal como a participação no fórum, tal como as presenças nas reuniões domingueiras no IRC (cheguei a estar lá sozinho ou só com mais 1 pessoa).
A proposta que ficou ao abandono (e apesar de eu ter
sugerido que fizéssemos dela uma versão 1.0 para ver se começávamos a recolha de assinaturas a sério), tinha algumas lacunas que identificamos mas nunca preenchemos, referências externas que achámos que não devíamos incluir e uma estrutura em texto corrido que era de difícil modificação.
Provavelmente talvez por esta ultima característica poucas pessoas se aventuraram a contribuir ou modificar o que estava em construção (algumas me referiram isso como principal razão nas reuniões do IRC)
Eu sofri do mesmo mal, mas não quis baixar os braços e fui atacar os temas mais comuns em todos os Partidos Pirata que estavam num
link enviado pelo Andrer num dos posts já depois da ultima modificação.
Com o intuito de ter uma lista de pontos por onde me guiar na tentativa de contribuir para o que já tínhamos, organizei aquilo tudo, achei os pontos comuns entre tudo o que lá vi, acrescentei pontos nossos que já tínhamos falado pelo fórum, retirei alguns não adequados à nossa realidade e traduzi para Português.
Como continuei a não conseguir ter inspiração para mexer no que já existia
disponibilizei a lista de pontos para que outros também pudessem pegar nela e fazer algo com o que já tínhamos e com esta nova informação.
Infelizmente parece que, tal como eu, ninguém conseguiu fazer mais nada com o que tínhamos...ou então não tiveram tempo, ou então borrifaram-se para o assunto.
Como a estrutura em forma de lista era mais simples de modificar, apagar, acrescentar e reorganizar, acabei por começar a olhar para ela não como um auxiliar para o melhoramento do projecto de manifesto que tinhamos mas como uma possível proposta alternativa para o mesmo.
Acrescentei mais umas ideias de algumas pessoas do fórum, adicionei uma introdução baseada noutra proposta de acrescento à proposta de manifesto que tínhamos e fiquei mais ou menos satisfeito com o resultado.
Gostava que dessem uma vista de olhos nesta proposta, que critiquem e sugiram mudanças, ou então que façam algo de uma vez por todas com a antiga, ou que apresentem novas, mas que o façam o quanto antes, e que apareçam na reunião deste domingo, que vai ser a ultima antes da conferência, para que de uma vez por todas encerremos este capitulo 1.0 do manifesto (sim, porque o que ficar não quer dizer que seja definitivo) e possamos ir com algo de palpável para mostrar aos nossos companheiros europeus, para que não se riam na nossa cara e nos menosprezem como muitas vezes se faz em relação a Portugal.
Aliado a uns Estatutos e a um Manifesto, a apresentação de um plano de recolha de assinaturas com forte incidência nas entradas dos festivais de verão e nas semanas de caloiros no regresso ás aulas seremos capazes de lhes fazer ver que apesar de ainda não estarmos oficializados conseguiremos certamente as assinaturas necessárias para o fazer ainda durante este ano e como tal estaremos prontos para ir a umas eleições mais que prováveis em 2011 quando a oposição puser as garras de fora e causar a queda do governo após as eleições Presidenciais.
Já esperámos demais, já deixamos andar demais... Está na altura de agir, de tomar uma atitude e não deixar isto no marasmo em que caiu, de sair das aguas estagnadas e ir para o mar aberto velejando rumo a um objectivo concreto.
Só podemos mudar leis estando no parlamento!
Só estamos no parlamento se formos eleitos!
Só somos eleitos se formarmos um Partido!
Só formamos um Partido com assinaturas!
Só assina quem souber o que defendemos!
Só sabe o que defendemos quem o ler num Manifesto!
Aqui fica a Proposta de Manifesto:
No Google Docs No Pirate Pad