Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Ao texto companheiros!  (Lida 2130 vezes)

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
Re: Ao texto companheiros!
« Responder #20 em: 09 de Outubro de 2009 às 01:10:53 »
Antes de falar do ultimo texto duas coisas:

- Eu enganei-me e queria dizer que não devemos por ideias como as taxas no manifesto, porque está-se a jogar as cartas todas. (Sejam as cartas boas ou más).

- Era importante que mais gente participasse no manifesto. Isto não devia ser as ideias de só 3 pessoas, todos temos alguma coisa para dar e tem que ser assim, podemos não ter o melhor português (eu não tenho) mas devemos sempre defender o que acreditamos :)

Em relação às ultimas mudanças que o FV fez:

- Um português simples e directo ao assunto percebe-se bem o que defendemos ao nível da partilha e acho que o texto até apelativo.

-
Note-se que o Partido Pirata Português considera que o conceito de marca registada, ou trademark, serve hoje como uma ferramenta importante de defesa do consumidor e como tal deve ser mantido e protegido na sua forma actual.
Isto não devia estar na parte da partilha e justifica-se mais estar onde se fala das patentes, até porque a propriedade industrial está mais relacionada com as patentes do que propriamente os direitos de autor.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009 às 01:10:40 por Miglas »
Miguel Gonçalves: miguelgoncalves@partidopiratapt.eu
Porta-Voz do Partido Pirata Português

Offline Dextro

• Helmsman
    • NonsenseBB
« Responder #21 em: 16 de Outubro de 2009 às 13:10:12 »
Eu vinha aqui só mesmo dizer que até ao final da próxima semana devo andar muito ocupado e não vou conseguir fazer grande coisa portanto avancem sem mim que eu vou lendo e fazendo pequenos reparos.

Offline nonnu

• Don't Panic!
  • Grupo de Comunicação
  • Rookie Pirate
  • Freedom is the oxygen of the soul. ~Moshe Dayan
    • PPP TV
« Responder #22 em: 17 de Outubro de 2009 às 12:10:39 »
Boas, finalmente tive tempo de ler mais a fundo as propostas actuais.
Como já tinha dito antes o texto em geral parece-me bem, mas concordo com o FV de as repetições tornam um texto cansativo e confuso.
Daí que fiz o exercício que junto em anexo, e que mantém a versão actual como “Uma visão mais aprofundada” do panorama no manifesto, mas que acrescenta ao inicio os dois lados desta “guerra” pelos direitos liberdades e garantias usando a estrutura jornalística do “quem, o quê, quando, onde, porquê e como”.
Deste modo é introduzido o panorama de uma maneira muito expedita, solta e pouco maçuda, mas bastante clara nos seus pontos principais.
Acho que deste modo se apela com certeza à leitura mais aprofundada e consciente do resto, nitidamente mais compacto e maçudo.
Mesmo quem não se der ao trabalho de ler o resto fica com a ideia geral e pode logo ali decidir da sua simpatia ou não com o nosso movimento.

Gostava da vossa opinião sobre esta entrada mais “in-your-face”, e eventuais sugestões ao conteúdo dos pontos da estrutura jornalística.

Quanto ao resto do texto só tenho uns senãos num parágrafo que lá vêm.

“...se criem leis que incentivem a criação de obras intelectuais e que as mesmas sejam disponibilizadas livremente e gratuitamente sem quais queres restrições...”
Sem se expor também uma resposta à eventual pergunta “Então e como é que os artistas que criam essas obras são pagos?”, pode dar azo a uma má interpretação e podem acusar-nos de  sugerir que se quer que os artistas trabalhem de graça, o que não é verdade.
Proponho que se altere de “sejam” para “possam ser”, assim as obras intelectuais originais podem ser partilhadas gratuitamente, mas continuam a poder ser vendidas pelo autor.

Ainda no mesmo parágrafo o “...exige que o Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos seja imediatamente revogado...” soa um bocado a Manuela Ferreira Leite e o seu “rasgar”. E como depois de o revogar tinha de se fazer algo, que provavelmente teria o mesmo nome, apesar do seu conteúdo ser bastante diferente, talvez o melhor termo seja “reformulado”.
Assim o parágrafo ficaria algo do estilo:
“O Partido Pirata Português exige que o Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos seja imediatamente reformulado e que se criem leis que incentivem a criação de obras intelectuais e que as mesmas possam ser disponibilizadas livremente e gratuitamente sem quais queres restrições para que o direito fundamental do acesso livre acesso à cultura, educação e informação jamais seja restringido.”
O que acham?

Por ultimo acho que esta versão assim como está já tem substancia para ser chamada como a versão 1.0 do nosso manifesto e possa começar a ser usada, não invalidando obviamente melhoramentos futuros, afinal não é à toa que o Partido Pirata Sueco vai na versão 3.2 da sua Declaração de Princípios. (não esquecer que um Manifesto é uma declaração de princípios pública). É que se continuamos eternamente à espera que todos se pronunciem nunca mais temos isto acabado.
Quem me dizem? Temos 1.0? Ou pelo menos 0.99 até “malharem” nas minhas propostas? ;D
So long as the people do not care to exercise their freedom, those who wish to tyrannize will do so; for tyrants are active and ardent, and will devote themselves in the name of any number of gods, religious and otherwise, to put shackles upon sleeping men. ~Voltaire

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #23 em: 17 de Outubro de 2009 às 13:10:54 »
A ideia é o Estado criar mecanismos que financiem os artistas, nunca seria por a trabalhar grátis se bem que é isso que muitos fazem actualmente. O Estado democrático tem a obrigação de promover a democratização da cultura financiando os seus criadores e permitindo o acesso à cultura livre a todos os cidadãos. Claro que isto vai contra o actual modelo de privatizações constantes :-\

Ainda não li o texto do nonnu, mas gostava de dizer que o manifesto devia-se referir ao software livre e não tem qualquer referencia ao mesmo até agora.

Se o manifesto for melhorado, só foram feitas modificações até o ponto I, claro que se devia fazer o manifesto 1.0 Mas sem contar o texto do nonnu que ainda não li há muita coisa que tem de ser melhorada. O actual manifesto é bastante insuficiente e aprofunda pouco alguns temas como por exemplo as patentes e o desenvolvimento da sociedade de informação.

Offline nonnu

• Don't Panic!
  • Grupo de Comunicação
  • Rookie Pirate
    • PPP TV
« Responder #24 em: 17 de Outubro de 2009 às 15:10:15 »
Excluindo o que adicionei, para não ser parcial ;), e com o pequeno reparo que propus, por mim o texto já está aceitável para um 1.0
So long as the people do not care to exercise their freedom, those who wish to tyrannize will do so; for tyrants are active and ardent, and will devote themselves in the name of any number of gods, religious and otherwise, to put shackles upon sleeping men. ~Voltaire

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #25 em: 17 de Outubro de 2009 às 18:10:31 »
A introdução do nonnu é um manifesto faz lembrar o manifesto anti-dantas da geração de orpheu. Todos os textos não foram um manifesto até agora foram meros textos informativos, no entanto comparando esta introdução e a introdução do FV eu prefiro o texto do FV, o texto do nonnu está muito básico. Ainda assim é capaz de resultar se o texto for melhorado, a estrutura do quem onde quando não pega comigo não é o meu estilo. Era capaz de pegar até o “ACORDA”!!! E junta-te a nós! mas depois o texto perde sentido. Parece que toda a agitação e revolução desvaneceu-se. Começas-te com uma boa garra que prendia a atenção as pessoas mas depois essa garra vai desaparecendo, das duas uma ou o texto acaba nesse “ACORDA”!!! E junta-te a nós! ou impões outro ritmo as palavras que desenvolves a seguir. Vou tentar por a tua introdução não tão básica mas com a mesma garra.

Como diria o Paulito daquele anuncio da TMN: "Deita cá para fora" :P e tu nonnu bem sabes que não é só a podridão da cultura que este partido quer mudar, esse titulo deve ser a primeira coisa a ser mudada.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2009 às 18:10:30 por Miglas »

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #26 em: 18 de Outubro de 2009 às 19:10:50 »
Fiz mais uma versão do manifesto.

Fiz alterações menores na introdução.

Fundi as duas primeiras partes, pois essencialmente diziam o mesmo: livre partilha e reformulação do copyright, mas usei muito pouca informação da parte II.

Já comecei a fazer alterações à parte relativa às patentes. Julgo que precisamos de investir mais nessa parte, pois parece-me ser na que existe menos gente com grande conhecimento da área. Não só o que temos no manifesto é pouco, como ainda não tenho muita segurança a escrever sobre coisas que tenho que estudar melhor.

Quanto ao texto do nonnu, não me parece adequado a uma exposição formal e rigorosa dos nossos princípios, mas é um excelente texto publicitário que podemos usar noutros contextos (flyers, p. ex.).

Durante a próxima semana tentarei fazer mais propostas de alteração da parte relativa à privacidade.

PS: se calhar cortei demasiada informação na parte da livre partilha, tentarei também repor algumas coisas que estão nas versões anteriores de uma forma mais enquadrada na estrutura do texto.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2009 às 19:10:44 por FV »

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #27 em: 18 de Outubro de 2009 às 20:10:44 »

exposição formal e rigorosa dos nossos princípios

Era suposto fazer um manifesto :)

Nada contra que façam uma exposição formal dos princípios mas não chamem a isso um manifesto. Porque não o é, ainda que o texto do nonnu falta-se mais algum desenvolvimento e garra ele foi o único que até agora fez um manifesto e foi isso que foi pedido.

Eu até concordo que tenhas juntado os dois princípios, só é pena mais ninguem dizer nada deve ser porque estão-se nas tintas >:( (é óbvio que não estou a falar de pessoal que não tem tempo).

Mas o outro titulo que era III e agora é II era "Desenvolvimento da Sociedade de Informação" por mim mantinha-se esse titulo porque assim podíamos falar do software livre e porque rejeição das patentes não é consensual, havia pessoal que falava na redução. Talvez neste capitulo tivesse lógica falar que a sociedade da informação é inevitável e como o partido pirata pode tirar partido dessa situação a promoção do soft livre e a rejeição das patentes são exemplos de medidas que contribuiriam para um prospero desenvolvimento da sociedade.
Vou-te deixar aqui um texto muito interessante se pegasses nisso era ideal. Eu ando meio esquisito ontem queria melhorar o texto do nonnu e não escrevi uma palavra sequer, e hoje também não estou a conseguir pegar no texto do FV. Desculpem lá, venho para aqui criticar e depois não acrescento nada.

O texto que deixo em anexo é do Oliveira de Ascensão um dos maiores estudiosos cá em Portugal da propriedade intelectual bem como das novas tecnologias.
Have Fun
não te preocupes que não te rouba o sono ;)

Pode não parecer mas existem duas facões: os pro globalização e os anti globalização. Eu acho que o partido pirata deve ser um partido que apoie a globalização, mas não esta globalização, devemos usar as tecnologias para promover a liberdade e diminuir as desigualdades, usar as tecnologias em prol do progresso da humanidade.

Ora o actual sistema de patentes vai contra isso. Mas devemos rejeitar todas todas as patentes? ou devemos reformular as regras de como são atribuídas as patentes?
Vou deixar-vos este texto: http://ktreta.blogspot.com/2009/10/incentivar-inovacao.html

Quanto ao soft livre; não acham que deve este ser promovido ao máximo e aconselhar a que o utilizador faça as melhorias que nunca poderia fazer em sistemas de código fechado? Hoje o que mais se ouve é um programa para isto e um programa para aquilo, então o pessoal que é do meio informático já deve estar enjoado :P mas os programas tem sempre limitações e não podemos ultrapassar essas limitações na maioria do soft. Se promovêssemos o soft livre e aberto era possível a cada um de nós procurar um melhor caminho. É isso que a sociedade faz era após era, procura um melhor caminho e é de todo vital darmos a oportunidade da sociedade da informação trilhar os seus caminhos dando lhe recursos livres e maleáveis e hoje o soft é um recurso vital para a sociedade, pode não parecer mas é ;).
« Última modificação: 18 de Outubro de 2009 às 21:10:48 por Miglas »

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #28 em: 18 de Outubro de 2009 às 23:10:44 »
Realmente grande falha ainda não se falar no software livre. Mas se calhar até merecia uma parte específica para o assunto, porque até tem mais a ver com copyright do que com patentes.

Quanto ao texto vou ver se leio amanhâ, que hoje já estou de rastos.

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #29 em: 19 de Outubro de 2009 às 03:10:43 »
Tu estas a separar as coisas por temas, mas repara que no texto diz lá: "O Partido Pirata Português assenta em 3 princípios fundamentais pelos quais procurará sempre lutar"
a rejeição das patentes e a promoção do soft livre não são um principio. São medidas concretas para ir de encontro a um principio, o desenvolvimento positivo da sociedade de informação. :D 

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #30 em: 26 de Outubro de 2009 às 20:10:02 »
Estive a ler a última parte do manifesto (privacidade), e julgo que está muito pessoal, e a certo ponto desvia-se do tema. Tentei começar uma versão mais neutra (possivelmente consensual para um maior número de pessoas) e estruturada, mas peço desculpa por estar ainda tão pouco desenvolvida, ando pouco inspirado (e com pouco tempo).

Quanto às críticas do Miglas sobre o título "Rejeição de Patentes" fazem todo o sentido, já nem estava a pensar que estávamos a enumerar princípios. Mas ainda me causa alguma confusão juntar patentes e open-source (que se calhar se insere mais na partilha). Vou ver se tenho isso em atenão quando fizer mais alterações ao texto.

Surgiu uma discussão sobre que tipo de patentes deve o manifesto rejeitar: tecnológicas ou todas. Na minha opinião não faz grande sentido rejeitar apenas alguns "temas" de patentes. Se se procura uma posição mais moderada sobre o assunto, julgo que pode fazer sentido qualquer coisa como: "redução de direitos/suspensão de patentes que criem monopólios prejudiciais à sociedade". Basicamente: se é só para rejeitar algumas patentes, faz mais sentido rejeitar as que prejudiquem mais, do que as que se inserem num determinado tema.
Julgo que "rejeição da extensão das patentes a quaisquer outros domínios" também pode ser consensual.

PS: reparei que quem não fizer login não tem acesso aos ficheiros colocados em anexo. Como era minha intenção que estes documentos estivessem acessíveis da forma mais livre possível, queria perguntar se alguém sabe uma maneira simples de colocar os ficheiros aqui no fórum acessíveis a toda a gente (sem ser por rapidshares e isso :P)

Offline Dextro

• Helmsman
    • NonsenseBB
« Responder #31 em: 26 de Outubro de 2009 às 22:10:14 »
PS: reparei que quem não fizer login não tem acesso aos ficheiros colocados em anexo. Como era minha intenção que estes documentos estivessem acessíveis da forma mais livre possível, queria perguntar se alguém sabe uma maneira simples de colocar os ficheiros aqui no fórum acessíveis a toda a gente (sem ser por rapidshares e isso :P)

Como eu tenho feito: usando o Dropbox. (se quiseres um convite avisa por PM que assim ganhamos ambos mais 250mb :D )

Offline Andrer757

• Administrador do Fórum
  • Rookie Pirate
  • What don't kill you, makes you more stronger!!!
    • Página pessoal
« Responder #32 em: 08 de Novembro de 2009 às 21:11:30 »
na wiki do ppi estão alguns manifestos dos outros pps. Podemos nos basear nos deles também. Segue o link: http://int.piratenpartei.de/Pirate_Manifesto_parties_at_a_glance
Girls are like Internet Domain names, the ones I like are already taken

Computers are incredibly fast, accurate, and stupid; humans are incredibly slow, inaccurate and brilliant; together they are powerful beyond imagination.

Offline Fernando Graca

• Tugak
  • Landlubber
    • nando
« Responder #33 em: 17 de Novembro de 2009 às 12:11:29 »
Só hoje tive pela primeira vez acesso ao teu texto (bem como vi pela primeira vez os estatutos), como tal darei a minha opinião muito pouco elaborada, no entanto penso que no texto estão os principais topicos que um primeiro manifesto (de um partido politico muito particular que tenta nascer no nosso pais), deverá apresentar (desde já os meus parabens).
O conceito / manifesto que este movimento apresenta deverá ser apelativo e diferenciador, deverá atingir o maior numero possivel dos estratos que compoem a nossa sociedade (não só direccionado para a classe média - seja isso o que for),
Depois o realçar do valor da liberdade tal como ela de
deve ser colocada (coisa que os Partidos tradicionais já não conseguem assegurar.
Penso por isso numa primeira abordagem o texto me agrada bastante e se me permitirem colaborar irei tentar contribuir para termos um manifesto excelente e com inpacto.
Como nota final digo-vos que a muito tempo que não encontrava um projecto aliciante para colaborar (Á cerca de quinze anos - em termos de Partidos - e á dez anos em termos sindicais ambos em  direcção nacional) tal foi a minha desilusão com o espectro politico nacional assim determinou.

Junção de posts: 17 de Novembro de 2009 às 12:11:31
Já agora, embora sabendo que entro tarde nesta discussão e provavelmente já terá sido discutido, um contributo para a elaboração do manifesto (não entrando ainda no texto):
Penso que o manifesto deve ser pensado na maneira que o obecto do mesmo (quem o vai ler que não só os simpatizantes do PPP) irá ser encorajado a lê-lo até ao fim bem como prepará-lo para o passo seguinte, ou seja, ter curiosidade  acerca do PPP,
Outra questão é o, que penso ser tambem o objectivo do manifesto, chegar á comunicação social como tal, na minha opinião, o manifesto não deverá ocupar na totalidade de uma página.
Esta minha opinião baseia-se na minha experencia passada visto que ao tentar passar uma mensagem acabavamos por "encher" em demasia esvaziando o impacto que pretendia-mos.
Penso pois que o manifesto deve ser forte com as principais linhas de pensamento e acção que irão servir de rumo ao PPP bem como dar ao "mundo" aquilo que poderão contar da nossa parte.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2009 às 12:11:31 por Fernando Graca »
Tugak

Offline RedZargon

• Landlubber
    • The Home of Zargon
« Responder #34 em: 19 de Novembro de 2009 às 17:11:51 »
Olá a todos,
O meu nome é Fernando Fonseca, tenho 38 anos e estou directamente ligado à Telecomix e ao Partido Pirata Inglês (via a dupla cidadania). desde o seu início. Estou aqui para disponibilizar toda a ajuda que possa dar a este projecto.

Porquê hoje? Apenas hoje fiz o primeiro contacto com o PPP através do Twitter após a conta da @apdc me ter bloqueado pelos comentários que estava a fazer relativamente à #cong09.

Depois de ter lido esta thread e o documento permitam-me, sem me levar a mal peço-vos, que transmita a minha opinião quanto ao método e quanto ao objectivo.

Método

Penso que a utilização de etherpad para a elaboração conjunta do documento criaria muito mais sinergias do que a edição user por user do mesmo. O Etherpad é a ferramenta de eleição da Telecomix e é com ela que temos produzido os mais variados comunicados fruto da colaboração de todos os utilizadores, ao mesmo tempo num determinado documento.

Objectivo

Existem, na minha opinião 4 !Targets distintos:

1) Media: A informação a disponibilizar terá que ser o mais sucinta possível, pronta para copy+paste e com sound bytes suficientes para que os media o agarrem. O discurso deve ser directo e objectivo e provocador

2) Público em Geral: Semelhante ao documento a disponibilizar aos media pode der um pouco mais elaborado, mas não muito mais. O attention span hoje em dia é curto pois existe demasiada informação.

3) Supporters/Apoiantes: Para este grupo a informação deverá ser igual à disponibilizada aos media + um desenvolvimento de ideias. Este é o grupo que tipicamente vai usar este informação para a colocar nos seus blogs, Twitter, etc.

4) Evangelistas: O core grupo de qualquer movimento. Devem ter acesso a toda a informação e a informação privilegiada para que a possam analisar e espalhar pelos seus canais.

Material de apoio (logotipo, banners, widgets, fan pages) para que a comunidade em geral saiba onde recolher a informação também precisa de ter sida em conta.

Tornar o acesso à informação o mais simples possível. Temos que nos lembrar que a maioria das pessoas não tem os conhecimentos técnicos quem em geral nós temos.

Agora podem mandar-me dar uma curva  ;)

No entanto, uma vez mais disponibilizo-me inteiramente para ajudar no que seja necessário (nem que seja para estar calado).

Cumprimentos,
Fernando

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #35 em: 19 de Novembro de 2009 às 20:11:25 »
antes de mais bem-vindos ao fórum.

O problema essencial que se coloca é o que escrever. Este 1º texto foi o desenvolver das nossas ideias.

Está longe de ser um manifesto, é talvez uma declaração de princípios, o texto ainda não está acabado, o FV nunca mais deixou aqui a sua última versão.

Eu convido todos os interessados a que desenvolvam as vossas ideias em concreto podem e devem editar o texto ao vosso gosto :)

Offline nonnu

• Don't Panic!
  • Grupo de Comunicação
  • Rookie Pirate
    • PPP TV
« Responder #36 em: 20 de Novembro de 2009 às 00:11:41 »
Não conhecia esse etherpad, mas estava a pensar precisamente nesse tipo de colaboração e avidamente à espera de encontrar um invite para o Google Wave que ainda vai ser melhor para isso. (nos próximos dias devo ter uma conta YES!!! ;D )
 Mas estive a experimentar rapidamente este e já serve para desenrascar ;)

Eis a experiência, com as tentativas de manifesto que tivemos até agora, por ordem cronológica:
 http://etherpad.com/manifestoppp

Quanto aos objectivos concordo com a análise feita e por isso na minha proposta tinha criado aquele texto mais curto "directo e objectivo e provocador" à lá manifesto mesmo, sendo que o que as outras propostas são é o tal texto mais completo e informado, à lá "declaração de princípios".

Acho também que os pontos mais importantes para esses grupos acabam por ser focados nos seus interesses em particular, e portanto:

Aos média temos de evidenciar contra Quem e contra o Quê é que estamos, porque eles querem é saber de onde vão surgir os conflitos políticos para empolarem.
 Ao publico em geral temos de evidenciar Porquê é que estamos contra, uma vez que ele só presta atenção se souber onde está a ser lixado.
 Aos apoiantes são válidas estas duas vertentes e um bom bocado do Como.
 Aos evangelistas é como dizes, interessa tudo nos seus detalhes, em que o Como quase que se expande a um programa eleitoral.

O material de apoio concordo plenamente, já fizemos apelos ao pessoal para começar a produzir coisas e até foi prolífico na altura do símbolo, mas agora anda tudo um bocado atarefado. Mas nada de desesperar :)

E sim, temos de tornar o acesso às coisas o mais simples possível. Agora anda aqui tudo meio espalhado pelo fórum, há que reunir as conclusões e colocá-las no site que está em desenvolvimento, senão é complicado às pessoas encontrarem as coisas em mais de 200 tópicos e 5300 posts :P

Qual curva qual quê! És muito bem vindo, até porque isto anima mais e avança-se mais quando chega malta nova com vontade de participar ;D

Entretanto esta semana comecei a pensar no Manifesto outra vez, tinha reservado tempo e stress para preparar algo para a aLANtejo mas como acabou por não se concretizar tenho começado a organizar aqui ideias com mais calma e sem stress para novas contribuições para o texto, e esta partição em Targets faz todo o sentido. :)

Offline nonnu

• Don't Panic!
  • Grupo de Comunicação
  • Rookie Pirate
    • PPP TV
« Responder #37 em: 09 de Abril de 2010 às 03:04:14 »
 Antes de mais nada alguns factos:

25 de September de 2009 às 00:09:23: Inicio da discussão de um Manifesto e primeira versão.
 18 de October   de 2009 às 19:10:50
: Última versão do corpo principal do Manifesto provisório.
 20 de November  de 2009 às 00:11:41
: Última mensagem no abandonado quadro do Grupo do Manifesto.

No dia 18 de Abril, exactamente 6 meses depois da ultima modificação do manifesto provisório estarei com o Andrer em Bruxelas no ultimo dia da conferência internacional de Partidos Piratas onde, por essa altura, já teremos discutido e votado uns estatutos do PPI, discutido e votado uma declaração de princípios do PPI, e apresentado e votado os candidatos à direcção do PPI.

Uma das coisas que se vai colocar nos Estatutos do PPI é quem pode/merece fazer parte do mesmo, e um dos requisitos principais que se tem falado é a seriedade dos PP's que queiram ser membros.
  Como devem calcular, aliado aos Estatutos (que acho estarem excelentes e quase praticamente acabados) o Manifesto é um dos indicativos para medir a seriedade do nosso movimento.
 Infelizmente, e falando muito a sério, o nosso projecto de Manifesto, que até coloquei no etherpad para motivar uma participação mais fácil, está ao abandono há meio ano, tal como a participação no fórum, tal como as presenças nas reuniões domingueiras no IRC (cheguei a estar lá sozinho ou só com mais 1 pessoa).
  A proposta que ficou ao abandono (e apesar de eu ter sugerido que fizéssemos dela uma versão 1.0 para ver se começávamos a recolha de assinaturas a sério), tinha algumas lacunas que identificamos mas nunca preenchemos, referências externas que achámos que não devíamos incluir e uma estrutura em texto corrido que era de difícil modificação.
 Provavelmente talvez por esta ultima característica poucas pessoas se aventuraram a contribuir ou modificar o que estava em construção (algumas me referiram isso como principal razão nas reuniões do IRC)
 Eu sofri do mesmo mal, mas não quis baixar os braços e fui atacar os temas mais comuns em todos os Partidos Pirata que estavam num link enviado pelo Andrer num dos posts já depois da ultima modificação.
  Com o intuito de ter uma lista de pontos por onde me guiar na tentativa de contribuir para o que já tínhamos, organizei aquilo tudo, achei os pontos comuns entre tudo o que lá vi, acrescentei pontos nossos que já tínhamos falado pelo fórum, retirei alguns não adequados à nossa realidade e traduzi para Português.
 Como continuei a não conseguir ter inspiração para mexer no que já existia disponibilizei a lista de pontos para que outros também pudessem pegar nela e fazer algo com o que já tínhamos e com esta nova informação.
  Infelizmente parece que, tal como eu, ninguém conseguiu fazer mais nada com o que tínhamos...ou então não tiveram tempo, ou então borrifaram-se para o assunto.
  Como a estrutura em forma de lista era mais simples de modificar, apagar, acrescentar e reorganizar, acabei por começar a olhar para ela não como um auxiliar para o melhoramento do projecto de manifesto que tinhamos mas como uma possível proposta alternativa para o mesmo.
  Acrescentei mais umas ideias de algumas pessoas do fórum, adicionei uma introdução baseada noutra proposta de acrescento à proposta de manifesto que tínhamos e fiquei mais ou menos satisfeito com o resultado.
  Gostava que dessem uma vista de olhos nesta proposta, que critiquem e sugiram mudanças, ou então que façam algo de uma vez por todas com a antiga, ou que apresentem novas, mas que o façam o quanto antes, e que apareçam na reunião deste domingo, que vai ser a ultima antes da conferência, para que de uma vez por todas encerremos este capitulo 1.0 do manifesto (sim, porque o que ficar não quer dizer que seja definitivo) e possamos ir com algo de palpável para mostrar aos nossos companheiros europeus, para que não se riam na nossa cara e nos menosprezem como muitas vezes se faz em relação a Portugal.

Aliado a uns Estatutos e a um Manifesto, a apresentação de um plano de recolha de assinaturas com forte incidência nas entradas dos festivais de verão e nas semanas de caloiros no regresso ás aulas seremos capazes de lhes fazer ver que apesar de ainda não estarmos oficializados conseguiremos certamente as assinaturas necessárias para o fazer ainda durante este ano e como tal estaremos prontos para ir a umas eleições mais que prováveis em 2011 quando a oposição puser as garras de fora e causar a queda do governo após as eleições Presidenciais.

Já esperámos demais, já deixamos andar demais... Está na altura de agir, de tomar uma atitude e não deixar isto no marasmo em que caiu, de sair das aguas estagnadas e ir para o mar aberto velejando rumo a um objectivo concreto.

Só podemos mudar leis estando no parlamento!
  Só estamos no parlamento se formos eleitos!
  Só somos eleitos se formarmos um Partido!
  Só formamos um Partido com assinaturas!
  Só assina quem souber o que defendemos!
  Só sabe o que defendemos quem o ler num Manifesto!

Aqui fica a Proposta de Manifesto:
 No Google Docs
 No Pirate Pad

Offline Silkworm

• Landlubber
« Responder #38 em: 10 de Abril de 2010 às 10:04:37 »
Recebi uma mensagem do nonnu relativamente ao processo moribundo em que se encontra o projecto partido pirata português.

Eu por ventura já tive esta ideia. Foi com agrado que descobri internautas igualmente interessados nesta proposta. No entanto desisti rapidamente ao constatar que todo este processo está a ser dirigido à distância. Só os membros mais participativos é que merecem mandar aparentemente. Pois bem este é o exemplo da mediocridade política em Portugal. Peço desculpa mas não sou uma qualquer fundação na sua pirâmide. Se vocês (a elite por detrás do Partido Pirata) acham que devem ser pagos para fazer o trabalho então paguem-se, mas então também paguem as opiniões que pedem à ralé. No meu caso quando acredito numa coisa fáço-a e não discuto miúdezas (logotipo, manifesto) fim de tentar dar uma ideia de democracia à participação nas minhas ideias.

Não! O partido pirata é uma ideia importada e como tal dever-se-ia simplesmente traduzir o manifesto e mediante autorização utilizar o logótipo existente. Já passou um ano e andam aqui a pastar e depois queixam-se do fraco interesse em animar as hostes que naturalmente servirão as pessoas de cima. Isto parece-me é mais um partido como todos os outros. Que mediocridade! Não tem nada de diferente. Partidismo como todos os outros... Todos os outros também têm o seu idealismo e boas ideias e inclusivé as pessoas que merecem segundo a elite mandar. Vão para o diabo! a sério vão-se matar e arranjar um trabalho a sério. Se pensam que não sou menino para depois de ganhar um assento parlamentar prescindir do vencimento e de quaisquer regalias parlamentares enganam-se. Quando o sonho é sentido este comanda a vida e sobrepõe-se mesmo ao meu idealismo. Isto é querer. Vocês no máximo querem mandar. Porque não fazem algo completamente diferente e fazem um partido governado por democracia directa em que as chefias são sorteadas e não eleitas como um direito divino? Se somos todos iguais porque é que os atrasados mentais que têm a capacidade de enganar os outros (ou não) é que têm mais direito a governar do que aqueles que simplesmente acreditam no sonho. É que sabe esse sistema de mérito minou e comeu a nossa sociedade. Tu fazes-me um logo de que toda a gente gosta dou-te a posição x, tu contribuíste para melhorar tal manifesto recebes y. Tu tiveste dinheiro e tempo para me acompanhar a tal sítio recebes z. Tu fizeste-me o negócio a recebes emprego b, tu colaste posters comigo ocupas posição tal. Enquanto a lógica do interesse mútuo e entre indivíduos se mantiver o todo é que sai lixado. Você pensa que por ter ido a Bruxelas já tem automáticamente o direito de mandar em toos os outros. ISto é sinal da mais podre mentalidade cultural e política portuguesa. Eu simplesmente não quero saber do seu partido porque é elitista "só elementos registados é que podem participar"... Porra! e se um gajo não quiser perder tempo no registo e simplesmente quer dar a sua opinião? Existem outros sites de outros partidos que não exigem registo sabia? Pá são mais abertos e de facto querem é fazer as coisas antes de quererem o poder. A vossa lógica é a da ratazana. Puxam para o vosso lado e o todo que se lixe. Aliás é assim em todos os países latinos. Sindicatos, partidos, associações, empreiteiros, empresas, juízes médicos tudo funciona assim, neste país. Depois temos o facto triste de que os mais endinheirados mandam sobre todos os outros. Lindo... Ningu+em concorda com isto mas ninguém muda a mentalidade. Desde que cada um tenha o seu que se lixem os outros. Nem se respeitam bem no fundo. Deplorável... A nossa cultura podre e sem moral é que destrói este país antes de qualquer coisa. Eu tento mudar isto e ainda lhe fiz o favor de me registar para que você perceba isto.

Você é mediocre. Você é um elitista. Você não presta na minha opinião! Você quer é poleiro! Você quer liberalizar as trocas de ficheiros! Você quer ajudar as pessoas! MAs sabe qual é a diferença entre você e eu?
E que eu não perciso nada dos outros para fazer o meu trabalho. Não quero que você me dê nada em troca do que lhe darei. E como o quero ajudar dou-lhe este conselho de graça. Peço-lhe que pense se não será esta sua mentalidade elitista (sua e dos membros mais activos) a responsável por afastar as pessoas (no seu ponto de vista o seu trabalho braçal)?

Vá para o diabo! Você mais a sua pirâmide de poder. e a todos que lêem esta porcariazinha que escrevi contactem-me que eu digo-vos como é que se faz um partido...

Offline Andrer757

• Administrador do Fórum
  • Rookie Pirate
  • What don't kill you, makes you more stronger!!!
    • Página pessoal
« Responder #39 em: 10 de Abril de 2010 às 14:04:32 »
Eu por ventura já tive esta ideia. Foi com agrado que descobri internautas igualmente interessados nesta proposta. No entanto desisti rapidamente ao constatar que todo este processo está a ser dirigido à distância. Só os membros mais participativos é que merecem mandar aparentemente. Pois bem este é o exemplo da mediocridade política em Portugal. Peço desculpa mas não sou uma qualquer fundação na sua pirâmide. Se vocês (a elite por detrás do Partido Pirata) acham que devem ser pagos para fazer o trabalho então paguem-se, mas então também paguem as opiniões que pedem à ralé. No meu caso quando acredito numa coisa fáço-a e não discuto miúdezas (logotipo, manifesto) fim de tentar dar uma ideia de democracia à participação nas minhas ideias.

1º que tudo aqui ninguém acha que deve ser pago seja pelo que for e tudo é discutível pois não podemos chegar e impingir à comunidade o manifesto, logótipo, manifesto e afins. Aqui também ninguém é superior a ninguém o que existe são grupos de trabalho que claro são compostos pelos mais participativos. O que existe é um grupo que trata dos assuntos internos ao partido que como é óbvio não pode ser aberto a toda a comunidade pelas razões que ja foram apresentadas quando o grupo foi criado e que as passo a citar:
"Caros Compatriotas, Piratas e Simpatizantes,

O Movimento Partido Pirata tenta ser o máximo transparente possivel nas discussões dos assuntos do futuro partido no fórum, a nossa ferramenta e meio de comunicação entre os simpatizantes.

No entanto existem assuntos delicados que, por motivos de privacidade ou outros, necessitam de ser discutidos num "espaço" mais confinado, conferindo a possibilidade de diálogos mais abertos - Os Assuntos Internos.

Estes assuntos são discutidos pelos membros activos da comunidade de simpatizantes e apoiantes do PPP, e para pertencer a este grupo apenas pedimos um requisito muito simples - Actividade "Mínima".

O que consideramos Actividade "Mínima" é uma prova de actividade e de intenções para com os assuntos do partido, logo o membro terá que participar em alguns assuntos ou criar novos, sendo estas participações construtivas (criticas, sugestões, ideias, discussões, pontos de vista, etc.)."

Não! O partido pirata é uma ideia importada e como tal dever-se-ia simplesmente traduzir o manifesto e mediante autorização utilizar o logótipo existente. Já passou um ano e andam aqui a pastar e depois queixam-se do fraco interesse em animar as hostes que naturalmente servirão as pessoas de cima. Isto parece-me é mais um partido como todos os outros. Que mediocridade! Não tem nada de diferente.

O facto de ser "importado" temos de copiar tudo integralmente?!?!?!?!?!? Nós importamos apenas a ideologia por detrás do Partido Pirata Sueco, mas tal como TODOS os outros Partidos Piratas mundiais cada um escreveu o seu próprio manifesto e criou o seu próprio logótipo.

Partidismo como todos os outros... Todos os outros também têm o seu idealismo e boas ideias e inclusivé as pessoas que merecem segundo a elite mandar. Vão para o diabo! a sério vão-se matar e arranjar um trabalho a sério. Se pensam que não sou menino para depois de ganhar um assento parlamentar prescindir do vencimento e de quaisquer regalias parlamentares enganam-se.

Que eu saiba ninguém te insultou para estares tão exaltado e ninguém disse que eras ou não "menino" para prescindires ou não do vencimento seja de que cargo for.

Quando o sonho é sentido este comanda a vida e sobrepõe-se mesmo ao meu idealismo. Isto é querer. Vocês no máximo querem mandar. Porque não fazem algo completamente diferente e fazem um partido governado por democracia directa em que as chefias são sorteadas e não eleitas como um direito divino? Se somos todos iguais porque é que os atrasados mentais que têm a capacidade de enganar os outros (ou não) é que têm mais direito a governar do que aqueles que simplesmente acreditam no sonho. É que sabe esse sistema de mérito minou e comeu a nossa sociedade. Tu fazes-me um logo de que toda a gente gosta dou-te a posição x, tu contribuíste para melhorar tal manifesto recebes y. Tu tiveste dinheiro e tempo para me acompanhar a tal sítio recebes z. Tu fizeste-me o negócio a recebes emprego b, tu colaste posters comigo ocupas posição tal. Enquanto a lógica do interesse mútuo e entre indivíduos se mantiver o todo é que sai lixado. Você pensa que por ter ido a Bruxelas já tem automáticamente o direito de mandar em toos os outros.

Mais uma vez volto a repetir o que disse acima aqui ninguém quer mandar em NINGUÉM. Não é uma questão de ter ou não direito a governar até porque ainda nem partido somos..... Somos apenas um movimento de cidadãos que quer formar o Partido.... e tal como já foi dito a quando da criação do movimento uma vez que for criado o partido será escolhido quem vai dirigir o futuro partido através de directas, mas só quando formos partido politico oficial como é óbvio. Ainda não fomos a Bruxelas, mas vamos dia 18, nem ler o texto como deve de ser o leste e o meu colega nonnu não está a mandar em ninguém com o texto que escreveu acima, esta a tentar incentivar a comunidade que é algo que pelos vistos você não percebeu.

ISto é sinal da mais podre mentalidade cultural e política portuguesa. Eu simplesmente não quero saber do seu partido porque é elitista "só elementos registados é que podem participar"... Porra! e se um gajo não quiser perder tempo no registo e simplesmente quer dar a sua opinião? Existem outros sites de outros partidos que não exigem registo sabia? Pá são mais abertos e de facto querem é fazer as coisas antes de quererem o poder. A vossa lógica é a da ratazana. Puxam para o vosso lado e o todo que se lixe. Aliás é assim em todos os países latinos. Sindicatos, partidos, associações, empreiteiros, empresas, juízes médicos tudo funciona assim, neste país. Depois temos o facto triste de que os mais endinheirados mandam sobre todos os outros. Lindo... Ningu+em concorda com isto mas ninguém muda a mentalidade. Desde que cada um tenha o seu que se lixem os outros. Nem se respeitam bem no fundo. Deplorável... A nossa cultura podre e sem moral é que destrói este país antes de qualquer coisa. Eu tento mudar isto e ainda lhe fiz o favor de me registar para que você perceba isto.

Desde a muito tempo que já não é preciso estar registado para participar, simplesmente quem não está registado apenas tem de preencher um CAPTCHA para nos proteger dos BOTs informáticos que adoram postar SPAM nos fóruns. Que eu saiba nesta comunidade não existe ninguém rico e por conseguinte esse argumento que somos como os outros e que "os mais endinheirados mandam sobre todos os outros" cai logo por terra.

Você é mediocre. Você é um elitista. Você não presta na minha opinião! Você quer é poleiro! Você quer liberalizar as trocas de ficheiros! Você quer ajudar as pessoas! MAs sabe qual é a diferença entre você e eu?
E que eu não perciso nada dos outros para fazer o meu trabalho. Não quero que você me dê nada em troca do que lhe darei. E como o quero ajudar dou-lhe este conselho de graça. Peço-lhe que pense se não será esta sua mentalidade elitista (sua e dos membros mais activos) a responsável por afastar as pessoas (no seu ponto de vista o seu trabalho braçal)?

Vá para o diabo! Você mais a sua pirâmide de poder. e a todos que lêem esta porcariazinha que escrevi contactem-me que eu digo-vos como é que se faz um partido... 

Aqui já está a entrar no insulto fácil, mais uma vez lhe pergunto por acaso alguém o insultou para estar tão exaltado?!?!?!?!? Acorde para a vida..... Chega aqui e a tua 1ª intervenção é por e simplesmente insultar as pessoas da comunidade e o meu colega nonnu só para se armar e ainda quer que o contactem para formar um partido que como diz, deve ser copy&paste dos outros?!?!?!?

Para a próxima tente ajudar construtivamente a comunidade se quer realmente ajudar em vez de criticar só porque quer ser do contra e arranjas argumentos inventados a pressão só para poder insultar no fim.

Resta-me dizer-te Have a Nice Day!
« Última modificação: 10 de Abril de 2010 às 17:04:58 por Andrer757 »
Girls are like Internet Domain names, the ones I like are already taken

Computers are incredibly fast, accurate, and stupid; humans are incredibly slow, inaccurate and brilliant; together they are powerful beyond imagination.