Autor Tópico: Ao texto companheiros!  (Lida 1135 vezes)

Dextro

• Manifesto
  • Helmsman
Ao texto companheiros!
« em: 25 de Setembro de 2009 às 00:09:23 »
Acho que discussões já temos nós muitas e como tal atirei-me mais uma vez ao editor de texto e comecei algo que pode partir como base para o manifesto.

Por favor leiam o pouco que já escrevi (está literalmente incompleto) e editem a vosso belo prazer. Só peço que voltem a colocar aqui depois de editarem.

É a minha opinião que se começarmos já a escrever algo, por muito mau que comece, e formos todos editando colaborativamente vamos eventualmente chegar a um bom texto de manifesto emotivo e representante da diversidade e dos pontos em comum das nossas diversas opiniões

http://dl.getdropbox.com/u/141930/manifesto_ppp.odt
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009 às 00:09:14 por Dextro »
Registado

faceroll

• Membro
  • **
  • Sword Sharpener
Re: Ao texto companheiros!
« Responder #1 em: 25 de Setembro de 2009 às 14:09:26 »
ja ouviste falar do google docs?
edição partilhada

so nao fiz upload pra minha conta porque o texto e teu mas se quiseres posso fazer
Registado
''None are so hopelessly enslaved as those who falsely believe they are free''

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2009 às 18:09:48 »
Texto do Dextro em doc em anexo

E o meu texto em anexo, fiz muitas mudanças ao texto do Dextro (acho que vão chover canivetes  ::) :-X)

« Última modificação: 26 de Setembro de 2009 às 18:09:47 por Miglas »
Registado
Miguel Gonçalves: miguelgoncalves@partidopiratapt.eu
Porta-Voz do Partido Pirata Português

Dextro

• Manifesto
  • Helmsman
« Responder #3 em: 27 de Setembro de 2009 às 19:09:12 »
E o meu texto em anexo, fiz muitas mudanças ao texto do Dextro (acho que vão chover canivetes  ::) :-X)

Amanhã já o leio (hoje não tenho tempo) mas ainda bem que alteraste muita coisa uma vez que eu nem tinha acabado o texto (literalmente parei a meio porque já era tarde e estava com sono).

EDIT: E sim, vão já chover canivetes porque tá em .doc e não num standard aberto e universão como o ODT ou até o PDF :P
Registado

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2009 às 03:09:38 »
Que não seja por isso ;)

Ah e o texto não está obviamente acabado faltam ideias vossas e palavras vossas, podem portanto aproveitar o texto e fazerem as alterações que entenderem.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009 às 03:09:27 por Miglas »
Registado

Dextro

• Manifesto
  • Helmsman
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2009 às 13:09:01 »
Que não seja por isso ;)

Estava meio a brincar já agora ;)

Anyway já comecei a ler e a re-escrever grandes partes do teu texto até porque se nota bem que o teu forte não é o português (o meu também não mas acho que me safo ligeiramente melhor).
Registado

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2009 às 13:09:16 »
Eu sei que não.

Agradeço que faças todas as modificações que entendas, gostava de ver mais pessoal a trabalhar nesse sentido. E não o meu forte não é a expressão escrita de textos como manifestos.
Registado

Dextro

• Manifesto
  • Helmsman
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2009 às 13:09:36 »
Eu já comecei a re-escrever e a adicionar partes que acho por demais importantes.

Vou deixar aqui o que tenho até agora porque não tenho tempo para escrever mais agora e só me vou poder dedicar mais para o fim do dia (até agora só toquei na introdução e no 1º ponto):
http://dl.getdropbox.com/u/141930/manifesto_ppp_miglas-mod.odt
Registado

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2009 às 21:09:56 »
Gostei das mudanças que fizeste  ;)
Registado

FV

• Comunicação
  • **
  • Boatswain
« Responder #9 em: 29 de Setembro de 2009 às 23:09:31 »
Bem, apenas umas notas iniciais, que infelizmente ainda não tive tempo para ler tudo.

Algumas críticas à última versão aqui colocada:

- A estrutura do documento está perfeita.

- A introdução parece-me demasiado sensacionalista, sem ir direito ao assunto. Devia-se investir para que quem lesse a introdução ficasse logo cativado: falar de como a pirataria é aceite pela sociedade, apesar das leis. Falar de como o combate à pirataria nos está a tirar a liberdade. Algo que faça o leitor sentir imediatamente qual o nosso combate. Mas de uma forma não emocional, para que se perceba que estudámos o assunto e o conhecemos bem.

- Na parte referente à partilha é feita uma referência a um artigo. Isto pode ser bom ou mau. Por um lado, significa que alguém isento (supõe-se) nos dá crédito, por outro, rapidamente fica desactualizado, e corre-se o risco de que sejam publicados artigos que desmintam este, pois em ciência não há verdades absolutas, e em economia e sociologia muito menos.

- O texto completo parece-me demasiado longo. O português comum não o vai ler na sua totalidade, e não é versátil para efeitos de divulgação (excepto sob a forma de resumo).

Já li mais um bocado, a segunda parte (Livre acesso à cultura, educação, informação e meios de comunicação) em grande parte é uma repetição da primeira, com a agravante de ter alguns devaneios de opinião pessoal sobre a americanização e exploração nos quais eu não me revejo, e portanto pode ser excluída.
No entanto tem pormenores interessantes que podem ser aproveitados para as outras partes, como a referência aos direitos humanos, ou às limitações de liberdade não deverem ser feitas sem recurso a uma decisão judicial.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009 às 23:09:34 por FV »
Registado

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #10 em: 29 de Setembro de 2009 às 23:09:31 »
Caro FV eu convido-te a fazeres as alterações que entenderes de forma a resolver as criticas (feitas com razão) que apresentas. Temos que colaborar todos uns com os outros de modo a fazermos o melhor manifesto.
Registado

FV

• Comunicação
  • **
  • Boatswain
« Responder #11 em: 29 de Setembro de 2009 às 23:09:57 »
Tenciono fazê-lo, Miglas. Mas parece-me que hoje não tenho tempo, pois vai-me dar algum trabalho. Por isso vou dizendo o que penso, para ir tendo feedback, e até para eu depois me lembrar.
Registado

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #12 em: 29 de Setembro de 2009 às 23:09:42 »
Fazes muito bem, então  ;)
Registado

FV

• Comunicação
  • **
  • Boatswain
« Responder #13 em: 01 de Outubro de 2009 às 23:10:46 »
Fiz uma introdução completamente nova, tendo em conta as críticas que fiz. Digam de vossa justiça o que acham.
Registado

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2009 às 02:10:36 »
Apesar do nosso manifesto ainda estar a ser feito, acham que mantendo esta estrutura o nosso manifesto é uma declaração dos nossos princípios?

Isto porque segundo a lei dos partidos políticos temos que apresentar ao TC:
-Assinaturas
-Simbolo
-Denominação e Sigla
-Declaração de princípios ou programa político
-Estatutos
Registado

Dextro

• Manifesto
  • Helmsman
« Responder #15 em: 03 de Outubro de 2009 às 19:10:21 »
Fiz uma introdução completamente nova, tendo em conta as críticas que fiz. Digam de vossa justiça o que acham.

Agora discordo eu do que escreveste. Acho que faz falta um fundamento das razões pelas quais defendemos isso ou seja uma breve historia do mundo como o conhecemos hoje.

De qualquer forma admito que está melhor.

BTW eu tenho tido muito pouco tempo para atacar o manifesto por isso vão pegando nisso.
Registado

FV

• Comunicação
  • **
  • Boatswain
« Responder #16 em: 06 de Outubro de 2009 às 22:10:16 »
Agora discordo eu do que escreveste. Acho que faz falta um fundamento das razões pelas quais defendemos isso ou seja uma breve historia do mundo como o conhecemos hoje.

Não percebo muito bem esta crítica, eu falo do mundo como o conhecemos hoje (nos temas relevantes): evolução tecnológica, classe política com receio da tecnologia, violações do direito à privacidade. Se pudesses explicar melhor agradecia.
O que eu não falo e estava na introdução anterior é a história do próprio partido, mas isso também não me parece muito comum num manifesto, mas talvez faça sentido. Haja discussão sobre isso.

Iniciando a discussão sobre a parte seguinte:

(...) o Partido Pirata Português defende (...) que se devem configurar compensações justas para os criadores das obras promovendo assim uma verdadeira igualdade entre quem cria e quem tem acesso a essa criação.

Para mim isto significa cobrar taxas para distribuir pelos autores (se não onde se vão buscar as compensações?), e como tal não concordo.
Bem sei que há muita gente no fórum que defende esta solução, mas deve o partido estar limitado a ela, fazendo este compromisso no seu manifesto? Na minha opinião não, no manifesto devem estar representadas as várias vertentes do movimento, e este tipo de medidas comprometedoras com uma "facção" devem ser guardadas para moções de estratégia, programas eleitorais, etc.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2009 às 22:10:17 por FV »
Registado

Miglas

• Comunicação
  • Corsair
« Responder #17 em: 06 de Outubro de 2009 às 22:10:59 »
acho que era isso que o Dextro falava, mas das duas ou introduzimos o partido no inicio e é o partido existe para isto, ou então conclui-se com a necessidade de se formar um partido para atacar esses problemas.

Junção de posts: 06 de Outubro de 2009 às 23:10:29
Concordo com o FV ainda que eu a defenda, acho que é coisa para eventualmente estar no programa ou assim. Não é para a jogar as cartas todas já.

As tantas ainda fui eu que escrevi isso, mas há que assumir os erros ;)
« Última modificação: 06 de Outubro de 2009 às 23:10:29 por Miglas »
Registado

Dextro

• Manifesto
  • Helmsman
« Responder #18 em: 09 de Outubro de 2009 às 00:10:49 »

Não percebo muito bem esta crítica, eu falo do mundo como o conhecemos hoje (nos temas relevantes): evolução tecnológica, classe política com receio da tecnologia, violações do direito à privacidade. Se pudesses explicar melhor agradecia.
O que eu não falo e estava na introdução anterior é a história do próprio partido, mas isso também não me parece muito comum num manifesto, mas talvez faça sentido. Haja discussão sobre isso.

Era isso que eu queria dizer. Acho que a fundamentação da existencia do PPP passa obrigatoriamente pela sua historia.

acho que era isso que o Dextro falava, mas das duas ou introduzimos o partido no inicio e é o partido existe para isto, ou então conclui-se com a necessidade de se formar um partido para atacar esses problemas.

Junção de posts: 06 de Outubro de 2009 às 23:10:29
Concordo com o FV ainda que eu a defenda, acho que é coisa para eventualmente estar no programa ou assim. Não é para a jogar as cartas todas já.

As tantas ainda fui eu que escrevi isso, mas há que assumir os erros ;)

Foste tu que escreveste aquilo sim até porque eu concordo com o Miglas e sou totalmente contra qualquer tipo de taxação. Quem deve pagar é quem usufrui e ponto final paragrafo.

A frase está infeliz e carece mesmo de ser reescrita.

PS: peço novamente desculpas pois tenho andado um pouco apertado de tempo com um projecto que devia estar acabado há 1 mês atrás e que por motivos alheios á minha pessoa se atrasou.
Registado

FV

• Comunicação
  • **
  • Boatswain
« Responder #19 em: 09 de Outubro de 2009 às 00:10:36 »
Fiz essencialmente uma série de cortes na 2ª parte do manifesto. Corrigi também uns erros ortográficos, e mudei apenas algumas frases, mantendo a mesma ideia.

Ainda muito me faltaria alterar a esta parte, mas antes gostaria de discutir as minhas críticas.

- Muitas das mesmas ideias estão repetidas ao longo do texto, tornando-se cansativo e confuso (razão pela qual eliminei muitos parágrafos). Da minha razia, obviamente pode-se ter perdido alguma informação importante de que eu não me tenha apercebido, por isso ainda hei de fazer muitas iterações à minha proposta de alteração para a 2ª parte.

- Fala-se do trademark. É um assunto interessante, mas nunca foi discutido aqui no fórum. Não alterei nada sobre isso, mas gostaria de saber opiniões de outras pessoas.

Pelo que li, a estrutura desta parte deve ser a seguinte:

Princípio
       - Afirmação da defesa do valor da partilha

Contextualização
       - Avanço tecnológico
       - Combate à partilha implica violação de direitos
       - Copyright

Propostas
       - Despenalização da partilha
       - Protecção dos consumidores de produtos com tecnologia anti-cópia
       - Defesa do direito à privacidade

Na minha opinião, cada um destes temas deve ser referido apenas uma vez, com um seguimento coerente. Nas próximas tentativas de alteração desta parte tentarei aproximar-me desta estrutura, por isso não deixem de a criticar, acrescentar e eliminar pontos.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009 às 00:10:25 por FV »
Registado

* Permissions
You can't post new topics.
You can't post replies.
You can't post attachments.
You can't modify your posts.
BBCode Enabled
Smilies Enabled
[img] Enabled
HTML Disabled

Página criada em 0.959 segundos com 26 procedimentos.