Bem, apenas umas notas iniciais, que infelizmente ainda não tive tempo para ler tudo.
Algumas críticas à última versão aqui colocada:
- A estrutura do documento está perfeita.
- A introdução parece-me demasiado sensacionalista, sem ir direito ao assunto. Devia-se investir para que quem lesse a introdução ficasse logo cativado: falar de como a pirataria é aceite pela sociedade, apesar das leis. Falar de como o combate à pirataria nos está a tirar a liberdade. Algo que faça o leitor sentir imediatamente qual o nosso combate. Mas de uma forma não emocional, para que se perceba que estudámos o assunto e o conhecemos bem.
- Na parte referente à partilha é feita uma referência a um artigo. Isto pode ser bom ou mau. Por um lado, significa que alguém isento (supõe-se) nos dá crédito, por outro, rapidamente fica desactualizado, e corre-se o risco de que sejam publicados artigos que desmintam este, pois em ciência não há verdades absolutas, e em economia e sociologia muito menos.
- O texto completo parece-me demasiado longo. O português comum não o vai ler na sua totalidade, e não é versátil para efeitos de divulgação (excepto sob a forma de resumo).
Já li mais um bocado, a segunda parte (Livre acesso à cultura, educação, informação e meios de comunicação) em grande parte é uma repetição da primeira, com a agravante de ter alguns devaneios de opinião pessoal sobre a americanização e exploração nos quais eu não me revejo, e portanto pode ser excluída.
No entanto tem pormenores interessantes que podem ser aproveitados para as outras partes, como a referência aos direitos humanos, ou às limitações de liberdade não deverem ser feitas sem recurso a uma decisão judicial.