->em relacção a facções, penso que é muito importante encontrar-mos uma linha que nos seja comum e que possamos defender. Não concordo com a existência de diferentes linhas de pensamento dentro do mesmo manifesto. Obviamente que não partilhamos todos da mesma opinião, mas não podemos também cada um puxar pra seu lado
Talvez não tenha escrito da forma mais explícita, mas estou-me a referir a uma discussão antiga (
aqui, por exemplo) em que foi possível verificar que existem muitas opiniões diferentes sobre direitos de autor aqui no fórum (os que defendem uma redução, limitação, extinção, reformulação, ...).
Eu julgo que perante isto é necessário que o partido represente uma vasta gama de opiniões (que obviamente têm muitos pontos em comum). Para isso acho importante, por exemplo, que o manifesto não defenda categoricamente a extinção dos direitos de autor, quando uma boa parte dos membros do fórum defende soluções ligeiramente diferentes.
Isto não quer dizer que o manifesto tenha "múltipla personalidade" e defenda soluções de facções diferentes, apenas que se encontre um compromisso que agrade à maioria.
Isto contudo não impede o partido de defender uma solução concreta em cada momento (dependendo de votações, congressos, assembleias, etc), apenas penso que isto não deve constar do manifesto.
->embora as nossas principais posições sejam relativas ao sistema de patentes, copyright, privacidade, etc, não nos podemos ficar por ai.
Imaginemos hipoteticamente que isto corre tudo muita bem e um deputado do ppp é elito para o parlamento.
Esse deputado não vai ficar sentado e quieto cada vez que se falar de tgv, aeroportos, educação, saúde, etc... certo?
Não digo que tenhamos de ter seguir uma linha de pensamento radical e concreta, mas pelo menos a nossa ideologia e orientação política tem de estar defenida.
Isto, na minha opinião, é o problema mais difícil de resolver quando o partido for formado. Existe aqui gente de direita, centro, esquerda, e até quem não se reveja em nenhuma destas categorias. Arranjar aqui um consenso é um enorme desafio.
Em cada momento, o partido poderá ter um determinado rumo em termos de educação, saúde, finanças, etc. Mas as possibilidades são tão amplas que o manifesto não se deve comprometer com nenhuma delas, sob pena de ou só dizer lugares comuns ou afastar "piratas" que não se revejam nessas políticas.
enfim, cheguei hoje e já tou a mandar bitaites, desculpa lá mas sou assim =(
Fazes bem, a falar é que a gente se entende.