Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Para que PPP??? [Manifesto do PPP]  (Lida 543 vezes)

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
Para que PPP??? [Manifesto do PPP]
« em: 21 de Setembro de 2009 às 18:09:58 »
Um manifesto é uma declaração pública em que se expõem os motivos que levaram à prática de certos actos que interessam a uma colectividade.

Os actos praticados por enquanto foram poucos, criou-se um website e um fórum.

Mas para que se criou este site e fórum?
E qual o interesse desse website e fórum para nós (comunidade do PPP)?

Para elaboramos um manifesto como deve ser peço-vos em primeiro lugar que respondam a estas perguntas.
Miguel Gonçalves: miguelgoncalves@partidopiratapt.eu
Porta-Voz do Partido Pirata Português

Offline Andrer757

• Administrador do Fórum
  • Rookie Pirate
  • What don't kill you, makes you more strong!!!
    • Página pessoal
Re: Para que PPP??? [Manifesto do PPP]
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2009 às 18:09:18 »
O site foi criado para comunicar com as pessoas mostrando-lhes o que apoiamos e o fórum foi criado com o intuito de criar uma comunidade de discussão que acreditam no mesmo que nós.
Girls are like Internet Domain names, the ones I like are already taken

Computers are incredibly fast, accurate, and stupid; humans are incredibly slow, inaccurate and brilliant; together they are powerful beyond imagination.

Offline lapisdecor

• Swab
  • *
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2009 às 19:09:35 »
Falando por mim, o interesse de qualquer partido é representar um grupo de pessoas através de propostas de medidas concretas que possam levar à melhoria das condições de vida da comunidade, neste caso, um país.
Essa melhoria, é conseguida através da aprovação de leis na assembleia. Por exemplo se se aprovar uma lei que diz que os carros para circular têm de usar combustíveis não poluentes, no país deixa de ser permitida a circulação de carros poluentes. Isto, que é um exemplo, e pode parecer radical, mas vejamos as consequências práticas que teria uma lei assim:
1) os automóveis "normais" deixam de poder circular
2) as pessoas querem usar o automóvel e não podem, por isso precisam de o modificar para o poder usar
3) no dia seguinte as principais marcas de automóveis deixam de poder vender automóveis a gasolina
4) as marcas de automóveis querem vender, logo, produzem automoveis quem funcionem com energias não poluentes.
5) etc

Embora isto seja um exemplo que envolveria muita discussão, a questão é que são as leis que determinam a forma como um país funciona, e como funcionam as pessoas nesse país, e é através delas, que o nosso quotidiano fica igual ou muda.

Exemplo disto foi a recente proibição de fumar em espaços públicos.

Tendo em conta que as leis nos permitem mudar o mundo (pelo menos o nosso), devemos ser regidos por leis justas, o que significa igualdade de tratamento perante a lei.

Ora, tendo em conta que vivemos numa sociedade onde as disparidades não permitem na maioria dos casos o acesso igual das pessoas aos meios que a própria sociedade dispõe e fornece, nomeadamente, o conhecimento, que é um bem fundamental, devemos propor leis que permitam essa igualdade de acesso.

Esta é uma das questões que me parece fundamental.

lapis

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2009 às 19:09:36 »
LOL Gostei do exemplo dos carros

Por enquanto ainda não somos um partido e o manifesto deve em primeiro lugar justificar o porque do movimento só depois é que devemos nos pronunciar sobre a necessidade de constituir um partido.

Mas as tuas opiniões relativamente aos fins dos partidos políticos são na minha opinião correctas.

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2009 às 19:09:42 »
Eu não tenho a certeza de ter entendido correctamente este tópico, inserido na parte do manifesto por isso o que eu vou dizer pode estar completamente ao lado, mas cá vai:

Existem duas entidades, "partido" e  "comunidade" (fórum+site) que eu acho importante separar.

A comunidade é aquilo que somos agora, que tem como objectivo formar um partido, e deve trabalhar e organizar-se da forma que melhor o permita fazer (arranjar assinaturas, divulgar, fazer estatutos, manifesto, símbolo, etc).

O partido será uma coisa diferente, o seu objectivo será defender e implementar a ideologia expressa no manifesto. Assim, penso que o manifesto é um documento que deve identificar o partido e não a comunidade.

Dito isto, acho mais fundamental para o manifesto discutir qual será a função do partido, do que discutir qual a função da comunidade.

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2009 às 20:09:06 »
Eu acho fundamental discutir as duas coisas. Mas estamos a chegar lá

Offline lapisdecor

• Swab
  • *
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2009 às 20:09:40 »
LOL Gostei do exemplo dos carros

No Brasil, por exemplo, foi implementada uma lei que obriga à distribuição de etanol em todos os postos de gasolina. Os carros a etanol são denominados carros com "Flex", e hoje em dia já nem sequer há stands onde eles não existam, porque o etanol custa metade do preço da gasolina. Isto é o exemplo de um país que combateu a sua dependência energética produzindo uma fonte inesgotável de combustivel a partir do cultivo de cana de açucar. Se o petróleo é limitado, o mesmo não se pode dizer do etanol.

Junção de posts: 21 de Setembro de 2009 às 20:09:57
vinha só corrigir o post anterior porque estava mal informado, os carros flex utilizam (por enquanto) uma mistura de gasolina e etanol, gerida por software no proprio carro:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ve%C3%ADculo_flex
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009 às 20:09:57 por lapisdecor »

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2009 às 00:09:07 »

Existem duas entidades, "partido" e  "comunidade" (fórum+site) que eu acho importante separar.

O partido ainda não existe, e por isso é que é importante falar nas duas coisas, claro que o manifesto deve se focar mais no partido do que a comunidade, mas deve-se falar das duas coisas. Na minha opinião deve-se começar por uma introdução, nomeadamente definindo o que é o Movimento Pirata Português. 

Ou seja, é começar pelo inicio.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009 às 00:09:44 por Miglas »

Offline faceroll

• Sword Sharpener
  • **
« Responder #8 em: 22 de Setembro de 2009 às 19:09:29 »
já que ninguém manda bitaites, vou tentar:

Tanto o website como o forum são, antes de tudo, uma confirmação da nossa existência e um convite aberto a todos quantos queiram dar um pouco de si pelos seus direitos.
Uma presença na web é o nosso veículo para que cidadãos de todos os pontos do pais travem conhecimento com o movimento e interajam com este. São duas plataformas muito dístintas com um único objectivo comum: Comunicar.
O website permite apresentar as nossas ideias e intenções, denunciar os lobbys contra os quais lutamos, permite-nos enumerar as vitórias alcançadas pelos nossos congéneres suecos e alemães e mostrar que com esforço e dedicação são vitórias que também podemos alcançar, e quem sabe, ultrapassar, em portugal.
O forum é o nosso espaço de discussão, onde são debatidos democraticamente todos os assuntos relacionados com o movimento. É um espaço onde os novos membros tem a oportunidade de se apresentarem, conhecerem os integrantes do movimento e onde lhes é dada a oportunidade de darem a sua opinião e ajudarem o movimento se assim o entenderem. O forum permite que nos organizemos, permite-nos debater todo e qualquer assunto pertinente e mais importante,  dá-nos a oportunidade de debater e criar novas estratégias de promoção, divulgação e expansão. O forum é, acima de tudo,  a espinha dorsal do movimento nesta fase inicial: se este não existisse, as decisões, as ideias e todo o processo de criação do movimento seria não intencionalmente monopolizado pelos poucos que tivessem a possibilidade de se reunir físicamente, o que não faz sentido num movimento tão universal como o partido pirata.

pah, só ca tou a pouco tempo e a minha escrita não é a melhor. Escrevo melhor código que português para ser sincero, mas enfim, pode ser que ajude, e como também não tá protegido por direitos de autor podes retirar dai tudo o que quiseres  ;D ;D ;D
''None are so hopelessly enslaved as those who falsely believe they are free''

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #9 em: 23 de Setembro de 2009 às 11:09:42 »
Será portanto corrector dizer?

O Movimento Pirata Português é uma comunidade unida por um mesmo fim. Para cimentar essa união o Movimento Pirata Português desenvolveu um website(http://partidopirata.co.cc/), sítio virtual onde se dá a conhecer a comunidade, possibilitando que o publico em geral seja informado sobre as posições e actividades que comunidade desenvolve ou pretende desenvolver.
    A comunidade do Movimento Pirata Português organiza-se e desenvolve as suas acções por via do seu fórum (http://partidopirata.co.cc/forum/), espaço de discussão virtual, onde são debatidos todos os assuntos relacionados com o movimento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Posto isto.

Quais são os fins da comunidade? E qual o seu fim principal?

Será que é só fazer um partido ou há mais?

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2009 às 20:09:58 »
Para quem não saiba quais os fins dos partidos em geral:

Fins
São fins dos partidos políticos:
a) Contribuir para o esclarecimento plural e para o exercício das liberdades e direitos políticos dos cidadãos;
b) Estudar e debater os problemas da vida política, económica, social e cultural, a nível nacional e internacional;
c) Apresentar programas políticos e preparar programas eleitorais de governo e de administração;
d) Apresentar candidaturas para os órgãos electivos de representação democrática;
e) Fazer a crítica, designadamente de oposição, à actividade
dos órgãos do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais e das organizações internacionais de que Portugal seja parte;
f) Participar no esclarecimento das questões submetidas a referendo nacional, regional ou local;
g) Promover a formação e a preparação política de cidadãos para uma participação directa e activa na vida pública democrática;
h) Em geral, contribuir para a promoção dos direitos e liberdades fundamentais e o desenvolvimento das instituições
democráticas.

Offline Dextro

• Helmsman
    • NonsenseBB
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2009 às 22:09:37 »
Acho que voçês não estão a perceber muito bem o que é que é preciso escrever no manifesto. Nós não devemos no manifesto andar a responder a essas perguntas mas sim expor ideias. No manifesto temos de colocar, na minha opinião, as seguintes ideias e elabora-las (tendo em conta o pluralismo de soluções que debatemos já entre nós):
  • A luta pelos direitos fundamentais dos cidadãos (privacidade, direito á copia para uso pessoal
  • A luta contra os sistemas de DRM e os direitos de autor na sua actual forma
  • A luta contra a deturpação do actual sistema de patentes
  • A luta contra leis semelhantes à Hadopi que atacam directamente o direito de qualquer cidadão a ser considerado inocente até prova em contrário

Estas são acima de tudo as coisas que temos de colocar no Manifesto, muito à semelhança do que tem o Partido Pirata Sueco. No manifesto temos acima de tudo de colocar por escrito e com emoção tudo aquilo que nos une e que nos leva a uma luta activa politica. O porquê fica implícito na emoção das palavras e o como fica ao critério das pessoas que estiverem á frente do partido num determinado momento.

Volto a repetir, o que precisamos no manifesto é emoção e não de um comité!

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #12 em: 24 de Setembro de 2009 às 22:09:42 »
E vamos, calma. Mas a minha ideia era primeiro fazermos uma introdução do que é o movimento e sim depois expor as nossas ideias e as nosssas soluções.

Offline white92

• Boatswain
  • **
« Responder #13 em: 04 de Outubro de 2009 às 12:10:52 »

Penso que o website é apenas uma forma de dar a conhecer e de passar as nossas ideologias políticas a pessoas de "fora" do movimento e que sintam alguma empatia pelo mesmo.

Quanto ao fórum, vejo-o como uma forma de comunicação dentro do movimento, não excluindo essas tais pessoas de "fora", mas favorecendo a discussão saudável sobre os mais variados temas.

Cumps.

Offline Barba Rossa

• Swab
  • *
« Responder #14 em: 05 de Outubro de 2009 às 01:10:05 »
Indo directo às questões e deixando o manifesto para mais tarde:
Creio que os criadores do site e do fórum podem responder melhor do que ninguém a essa questão. Mas qualquer pessoa que chegue ao site comprenderá que este foi criado para promover os ideais dos piratas através não só de uma declaração de principios, que se esboça como proto-manifesto do movimento, mas também publicando notícias relacionadas com os piratas e suas bandeiras, e dando voz a questões pelas quais se batalham.

O interesse de ambos é o maior. Virados como estamos para uma geração ligada - em sentido literal e figurado - à internet, importa haver um espaço de informação e discussão online. Não imagino sequer como, nos dias que correm, se formam nano-micro-pequenos-partidos (nem sei se podemos chamar a isto partido) como este:
tempo de antena do Partido Trabalhista Português Set/2009

Contudo, acho importante a promoção de eventos fora do espaço virtual entre a comunidade PPP, nem que seja para nos conhecermos pessoalmente. Digam-me se já foi ou se será feito um encontro, ok?
Em relação ao site considero que este deve aumentar o nível de informação disponibilizada. Também me parece que o fórum está visualmente mais apelativo, mas faço esta crítica não porque não gostei daquilo que vi no site, mas porque acho que ainda pode ser melhorado. Podia ainda ser disponibilizada mais informação sobre legislação que discutimos. Quanto à organização do fórum acho que está perfeita. De resto, e como alguém disse, creio que é "a espinha dorsal do movimento".
Aproveito para agradecer as mensagens de boas-vindas.  :)

Junção de posts: 05 de Outubro de 2009 às 01:10:50
Respondendo ainda a alguma questões:
Quais são os fins da comunidade? E qual o seu fim principal?

Creio que os fins da comunidade estão bem expressos na "Declaração de Princípios". Mas essa declaração pode e deve ser sempre discutida e alterada, se assim se achar. Em última análise, o fim da comunidade é a criação, em termos jurídicos, do PPP que será um meio para atingir aqueles fins.

Será que é só fazer um partido ou há mais?
Há mais. Hoje as pessoas organizam-se politicamente de diversas maneiras. Através de movimentos de cidadãos e de partidos. Hoje estamos a criar um movimento que tem como finalidade a fundação de um partido, esse partido estará sujeito a outras regras, talvez mais restritas, que o anterior movimento de cidadãos.
Porém, deveria ser fundamental não esquecer no futuro o princípio pelo qual se rege um pirata, aqui ou na Nova Zelândia, e manter o nível de abertura deste fórum. Creio que isso é um dos factores que tem levado os piratas a ter tanto sucesso na Suécia e na Alemanha.
Por fim, não esquecer a rede internacional de partidos piratas e os laços que os devem unir. Porque a nossa batalha é a nível mundial. A net - tão importante que é para nós - não são vários estados-nação, apesar de haver leis internas que a ela dizem respeito. E não nos esqueçamos que hoje um músico português trabalha com uma produtora americana, cujos produtos são fabricados na Tailândia, e cujo produto final é vendido na Suécia.
Abraço,
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009 às 01:10:50 por Barba Rossa »
Barba Rossa

Online Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #15 em: 05 de Outubro de 2009 às 11:10:02 »
Em relação aos encontros já foram feitos alguns e a intenção de organizar mais, basta haver vontade e disponibilidade das pessoa ;)

O website também vai ser melhorado, quando é que já não sei.

Concordo com todos os teus pontos.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009 às 11:10:52 por Miglas »