Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Permissoes, votações e idades.  (Lida 739 vezes)

Offline Darthx

• Rusty Banhammer
  • Administrador do Fórum
  • Navigator
    • PTBYTE
Permissoes, votações e idades.
« em: 21 de Julho de 2009 às 18:07:58 »
Ja foi discutido por aqui a necessidade futura de um sistema de eleições / votações electronicas. De momento não existe recursos nem uma necessidade para tal sistema, sendo por agora suficiente o sistema de votações do forum.

Em breve serão lançadas votações de escolhas de Logotipos e para outros fins, logo gostaria de discutir alguns pontos.

Como tal, a preocupação de "manipulação" de votações é partilhada por todos mas varias medidas serão tomadas para evitar tal problema.

Para comecar uma votação não pode ser adulterada por elementos da administração e moderação, visto só poder serem apagados os todos votos (reset) e alteradas as ordens/nomes das votações, sendo facilmente contornadas com uma regra de ordenação alfabetica das opções. Sendo assim estas "adulterações" serão sempre notadas e registadas.
De qualquer modo, a equipa de administração e moderação está cá para garantir a imparcialidade, igualdade e justiça em todas as decisões e votações tomadas, sendo tais comportamentos desrespeitadores destes princípios intoleráveis.

Para evitar adulterações por parte dos membros (registos somente para votação e afins), as votações "oficiais" para tomada de decisões relevantes seriam abertas, para voto, apenas a elementos do Grupo Privado.

Para participarem nos actuais assuntos internos do futuro PPP terão que ir  ao vosso perfil > modificar perfil > grupo e executem um pedido para entrar no Grupo Privado. O pedido será apreciado pela administração do PPP segundo os critérios abaixo indicados.

Critérios de entrada:

* participação activa na comunidade (não por numero de mensagens mas sim por sua qualidade), ou seja, tem de demonstrar o seu interesse pela comunidade
    * aceitar (e seguir) as ideias do movimento

Isto iria filtrar 99% dos problemas, visto tambem ser verificado casos de partilha de IPs, que podem corresponder a eventuais "contas clones". Ao ser efectuado um pedido para se juntar ao grupo, os dados e ips do utilizador serão verificados em relação aos restantes membros, e em caso de alguma irregularidade como por exemplo IP partilhado por outra conta pertencente ao grupo Privado, o utilizador seria contactado e teria que provar ser uma "pessoa distinta".

Tambem sugeria criar um quadro especifico para as votações (somente de resposta), onde surgiria todas as votações "oficiais" terminadas e visiveis para todas as pessoas e visitantes. No topo do mesmo quadro, estaria um topico destacando a lista de votações em curso e votações terminadas.
As votações em curso ficariam num subquadro (do quadro das votações) somente visivel a membros do grupo Privado.

À parte do assunto discutido em cima... mas relacionado...
Existe o pormenor da necessidade de maioridade em termos de idade (maior de 18 anos) e como tal sugeria em "obrigar" os utilizadores a colocarem a sua idade no registo. A idade por padrão está escondida dos olhares dos utilizadores, sendo por isso privada.

Juntamente com isto, pediria-mos para os membros actuais colocar as idades no seu perfil e obrigar os elementos do grupo privado a realizar a mesma acção. A idade mínima do grupo Privado é de 18 anos.

Actualmente a idade mínima de registo são 14 anos mas não é pedida data de nascimento no registo.

Não vejo esta medida um problema pois a data de nascimento e idade se manter por defeito privada para o membro.

(eventualmente, com esta medida, poderia-se também criar quadro com restrição de idade maior de 18 anos por exemplo, apesar de não achar grande utilidade por agora)

Isto são as minhas ideias, digam a vossa justiça referente a cada ponto.
AKA JGomes

Offline B0rg

• Rookie Pirate
Re: Permissoes, votações e idades.
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2009 às 18:07:28 »
E pah... acho que estás a levar coisas demasiado a sério que não precisam e outras de forma demasiado leve que precisariam de ser um pouco melhor pensadas.

Explicando:

- Muitas das votações são mais ou menos básicas. As questões do logo por exemplo. Não acho que devam ser restritas ao grupo privado nem vejo qualquer problema com o sistema do fórum para esse tipo de coisas.

- A questão das idades também é irrelevante para esse tipo de votações.

- A questão das idades torna-se importante para uma filiação no partido já oficializado mas aí não é metendo a idade no perfil que muda alguma coisa. Nessa altura precisas de verificar BI's logo é preciso ir mais além do que mencionas.

- Apenas para votações do tipo assembleias gerais e afins, coisas desse nível se deve começar a criar maiores distinções, apenas com os filiados a poderem votar, o que garantiria já a maior idade. E para este tipo de votações não sou grande fã do software do fórum mas logo se vê.

- Não vejo também qualquer razão para fechar o grupo privado a maiores de 18.

- Votações restritas ao grupo privado para mim fariam sentido apenas se fizessem respeito apenas aos membros desse grupo, como foi a votação de escolher o local do encontro e coisas semelhantes.
[B0rg]
Resistance is NOT futile!!

Offline Dr. Chmod

• Administrador do Fórum
  • Helmsman
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2009 às 18:07:56 »
Mas como podemos garantir que um membro não se regista duas vezes para votar? Se forem do grupo privado é mais simples de gerir.

É preciso ter no mínimo x votos para votação ser aceite? Se não restringimos as votações a grupo privado podemos nunca atingir este minimo.

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2009 às 18:07:06 »
Nada invalida que existam menores de 18 anos a participar nos partidos, não são militantes obviamente, mas podem participar nos partidos, é até bastante habitual ver-se membros da JS e JSD a participarem nos comícios com menos de 18 anos.

Acho que devem existir regras e critérios que previnam as alterações de votos involuntários e de cada membro ter apenas um voto (não permitir clones e afins) e as do Darthx parecem-me boas face aos moldes do nosso fórum e comunidade, a excepção da restrição dos menores pelas razões supra-citadas.   
Miguel Gonçalves: miguelgoncalves@partidopiratapt.eu
Porta-Voz do Partido Pirata Português

Offline Mineiro

• Navigator
  • A cultura não tem dono.
« Responder #4 em: 21 de Julho de 2009 às 18:07:33 »
E como se lida com a criação de multiplas contas para distorcer votaçoes?
Francisco A. Pinto / Porto
The real danger is the gradual erosion of individual liberties through the automation, integration, and interconnection of many small, separate record-keeping systems, each of which alone may seem innocuous, even benevolent, and wholly justifiable.

Offline B0rg

• Rookie Pirate
« Responder #5 em: 21 de Julho de 2009 às 18:07:05 »
Num fórum é praticamente impossível evitar isso. Pode-se apenas limitar. A verificação de IP's ajuda, dá trabalho e ajuda mas é demasiado fácil contornar.

A restrição a um grupo específico, bem, também ajuda mas alguém que esteja mesmo interessado em alterar uma votação pode fazê-lo mais ou menos facilmente participando activamente com mais do que uma conta de modo a entrar para esse grupo com ambas. Não é de todo descabido nem muito complicado.

Só não fui a favor da ideia de se restringir isso dessa forma porque me parece uma restrição demasiado grande neste momento. Há vários membros activos que não entraram para lá ainda parece-me. E um membro muito recente fica sempre limitado nesse aspecto. Acho que para fazer isso seria preciso primeiro começar a convidar activamente muitos dos membros para o grupo e só depois colocar a votação. Claro que aí aumenta-se a facilidade com que se criam várias contas...

É tudo uma questão da importância que se dá à votação.

Será que haverá alguém assim tão interessado em fazer com que o logo seja este ou aquele ao ponto de criar contas extra para isso?
[B0rg]
Resistance is NOT futile!!

Offline Mineiro

• Navigator
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2009 às 19:07:44 »
Claro que não. E quando não for o logo?
The real danger is the gradual erosion of individual liberties through the automation, integration, and interconnection of many small, separate record-keeping systems, each of which alone may seem innocuous, even benevolent, and wholly justifiable.

Offline Darthx

• Rusty Banhammer
  • Administrador do Fórum
  • Navigator
    • PTBYTE
« Responder #7 em: 21 de Julho de 2009 às 19:07:43 »
dei o logo por exemplo, o mesmo sistema será utilizado quando for preciso votar por decisoes, escolher responsaveis, etc.

Não ha nenhum metodo eficaz de evitar contas duplicadas, mas o metodo apresentado dará muito trabalho a "ser contornado". Sim podem criar 2 contas mas terão que ter o trabalho de serem activos e pertencer ao grupo (e manterem-se activos). Agora a probabilidade de serem apanhados com a criacao de mais contas sobe muito (para alem de o trabalho subir exponencialmente).
Mas com o crescimento do grupo, penso que nao esperes que 2 ou 3 votos adulterem uma votação, pois os participantes são varios.

Quanto aos membros activos que não fazem parte do grupo, esses têm conhecimento que o grupo existe e que necessitarão de estar nele para participar mais profundamente.

Quanto à idade do grupo, foi apenas uma sugestão, mas idade minima deveria de existir. Eu sei que os membros podem sempre inserir os dados errados... mas isso está previsto e o problema é deles, podendo-se criar até "sanções" para quem fornece dados incorrectos propositadamente.
« Última modificação: 21 de Julho de 2009 às 19:07:27 por Darthx »
AKA JGomes

Offline Mineiro

• Navigator
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2009 às 19:07:38 »
O que queria dizer era quando for uma coisa mais importante o método é o mesmo, portanto argumentos de 'é só o logo' não funcionam.

Pode ser discutida no futuro uma organização jovem ``a semelhança das 'jotas' e da Young Pirate.

Offline Ephram

• Boatswain
  • **
« Responder #9 em: 22 de Julho de 2009 às 20:07:57 »
Descompliquem:

Votações importantes: Voto por posts.

Exemplo

Sim
João
Luis
Simão

Não
Alberto

Cada um copiaria a lista de cima e punha o seu nome. Assim não há suspeitas, não há dúvidas relacionadas com a tecnologia que conta os votos etç.

Votações não importantes ou não essenciais: Usa-se as votações normais.

Quanto a quem pode votar, acho que os assuntos importantes devem ser debatidos e votados apenas por quem tem acesso ao Privado. Não evita fraudes a 100%, mas duvido que alguém tenha o trabalho de participar activamente com 2, 3 ou mais contas apenas para ter mais 1 ou 2 votos...
He who sacrifices freedom for security, deserves neither freedom nor security.

Offline Mineiro

• Navigator
« Responder #10 em: 22 de Julho de 2009 às 20:07:46 »
Esse sistema nao evita as contas multiplas. Pode-se definir a poll para votações não secretas (nominais). Só é menos flexível, dado que queres que apenas o grupo privado vote.

PS: Nao me leves a mal, mas et cetera nao leva cedilha :P grammar nazi ftw
« Última modificação: 22 de Julho de 2009 às 20:07:00 por Mineiro »

Offline white92

• Boatswain
  • **
« Responder #11 em: 22 de Julho de 2009 às 20:07:02 »
Esse sistema nao evita as contas multiplas. Pode-se definir a poll para votações não secretas (nominais). Só é menos flexível, dado que o queres implementar apenas no grupo privado.

PS: Nao me leves a mal, mas et cetera nao leva cedilha :P grammar nazi ftw

Como querem restringir acesso ao grupo privado.. Porque não utilizarmos o sistema do partido pirata espanhol?
 > https://www.partidopirata.es/admin

Cumps.

Offline Mineiro

• Navigator
« Responder #12 em: 22 de Julho de 2009 às 20:07:56 »
Nao percebo.

Offline Darthx

• Rusty Banhammer
  • Administrador do Fórum
  • Navigator
    • PTBYTE
« Responder #13 em: 22 de Julho de 2009 às 21:07:09 »

Como querem restringir acesso ao grupo privado.. Porque não utilizarmos o sistema do partido pirata espanhol?
 > https://www.partidopirata.es/admin

tambem nao percebi, estás a falar do site ou do fórum? Eu referia-me ao forum.
AKA JGomes

Offline white92

• Boatswain
  • **
« Responder #14 em: 22 de Julho de 2009 às 21:07:08 »
tambem nao percebi, estás a falar do site ou do fórum? Eu referia-me ao forum.

Estou a falar numa plataforma à parte para o grupo restrito.. Digamos futuros militantes do partido.

Cumps.

Offline Ephram

• Boatswain
  • **
« Responder #15 em: 23 de Julho de 2009 às 00:07:02 »
mas o partido ainda não existe.

Acho que óbvio que daqui a uns tempos apenas militantes terão direito de voto. O que estamos a decidir é para curto prazo.
He who sacrifices freedom for security, deserves neither freedom nor security.

Offline gambino

• Boatswain
  • **
« Responder #16 em: 11 de Agosto de 2009 às 16:08:10 »
questão bicuda.. se estivessemos todos registrados num mundo virtual ao mesmo tempo seria fácil, bastaria levantar a mão aos avatares...

posso dar o meu nome se for necessário mas também percebo os motivos e a importância daqueles que preferem não o fazer

sei que não há ainda vontade para utilizar esta nova ferramenta mas deixo a sugestão para o futuro: a possibilidade de marcarmos encontros virtuais na sede no second life, em datas e horas precisas, para debatermos e votarmos.

uma das grandes vantagens é a possibilidade de votar por voz, o second life tem capacidade para conferencias vocais até 100 utilizadores simultâneos. mas sei que não é para já, talvez para o ano..
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009 às 16:08:36 por gambino »

Offline Darthx

• Rusty Banhammer
  • Administrador do Fórum
  • Navigator
    • PTBYTE
« Responder #17 em: 31 de Agosto de 2009 às 18:08:57 »

uma das grandes vantagens é a possibilidade de votar por voz, o second life tem capacidade para conferencias vocais até 100 utilizadores simultâneos. mas sei que não é para já, talvez para o ano..

gosto da ideia, se todos aderissem, não me importaria de testar tambem
AKA JGomes

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #18 em: 31 de Agosto de 2009 às 20:08:21 »
Acho que para o símbolo devíamos utilizar um método mais fácil, como por exemplo a votação no quadro privado deste fórum.
Miguel Gonçalves: miguelgoncalves@partidopiratapt.eu
Porta-Voz do Partido Pirata Português

Offline Mineiro

• Navigator
« Responder #19 em: 31 de Agosto de 2009 às 20:08:01 »
Precisamente. Keep It Simple Stupid.