Coima é uma sanção administrativa, multa é uma sanção judicial. Se bem me lembro

.
_
Despenalizar, Descriminalizar e Legalizar parecem a mesma coisa, e têm na prática resultados semelhantes. Ou seja, estaríamos bem melhor com qualquer uma delas xD.
Vai ser muuito dificil explicar-vos na minha opinião qual e a diferença. É algo que mais que pensar, "sinto". Logo, é dificil pôr por palavras.
Eu defendo a descriminalização. Pelo simples motivo de que acho que a luta contra as violações dos direitos de autor não pode passar pela perseguição dos cidadãos que usam a internet para trocar ficheiros. Essa não é uma solução, desde logo, pelos atentados à privacidade que seriam cometidos. Nem me importo que fossem atrás de quem tem negócios, sites e afins que ganham dinheiro com a troca de ficheiros dos utilizadores. Mas perseguir o utilizador final, nunca!
Quem é mais a favor da abolição dos direitos de autor, é capaz de ter alguma dificuldade em perceber a diferença. Trata-se de um detalhe que reflecte a sub-ideologia "escondida" por detrás das razões que nos levam a defender esta mudança.
Ou seja,
Legalizar dá um "feedback" à sociedade. Diz que fazer isto, é aceitável, não é alvo de qualquer censura pública. É conforme à lei. (logo, seria uma excepção aos direitos de autor). De certa forma promove-se tal actividade.
Descriminalizar, dá um feedback diferente. Diz que tal conduta não é considerado um crime. Não pode ser censurada pelo Estado. Fica ali numa área intermédia antes da "legalização". A conduta não é punida, mas também não é totalmente "legal", no sentido de ser conforme á lei dos direitos de autor. o Estado simplesmente não a pune nem se pronuncia sobre ela. Tal não impede de ela ser moralmente censurada por uns, e moralmente defendida por outros. É neste patamar que acho que esta situação se deveria encontrar.
Socialmente falando...
Legalizar- Pânico geral, "morte dos artistas!!", "desemprego!", "é o fim do mundo!", "indústrias a falir!!".
Descriminalizar - "Continuem lá a sacar, mas não façam muito barulho". Seria tipo mais soft, e acho que a mudança mais branda traria benefícios no aparecimento progressivo de novos modelos de negócio para os artistas.
É como um homem andar em tronco nú na rua. Não é crime. Não é propriamente incentivado por lei. Quem gosta olha... as velhas, podem "censurar" á vontade,