Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: O Voto Pirata  (Lida 1735 vezes)

Offline wokmaster

• seeker
  • Sailor
Re: O Voto Pirata
« Responder #20 em: 02 de Julho de 2009 às 14:07:36 »
Não somos nada oficial, logo penso que cada um deve fazer o seu trabalho de eleitor e não meter algo que não passa ainda dum pequeno forum ao barulho.
Há 10 tipos de pessoas no mundo: os que sabem lêr em Binário e os que não sabem.
Free Your Mind ...

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #21 em: 02 de Julho de 2009 às 14:07:53 »
E é preciso ser? Não pode um grupo de putos dizer qual é para eles o partido que responde melhor ou pior as questões da propriedade intelectual. E quem quiser rever-se na nossa opinião reve quem não quiser que não se reveja
Miguel Gonçalves: miguelgoncalves@partidopiratapt.eu
Porta-Voz do Partido Pirata Português

Offline B0rg

• Rookie Pirate
« Responder #22 em: 02 de Julho de 2009 às 17:07:37 »
Eu honestamente não gosto da ideia de ver o movimento a apoiar outro partido como os americanos fizeram.

Corre o risco de afastar as pessoas que sejam simpatizantes de outros partidos que não o apoiado mesmo que por outras razões.

Por outro lado, se existisse algum outro partido com potencial nesta área não seria preciso este movimento.

Mas esta é uma opinião muito pessoal. Estou muito apreensivo em relação a esta ideia e provavelmente não vou tomar uma forte posição em relação a isto aqui.
[B0rg]
Resistance is NOT futile!!

Offline Dextro

• Helmsman
    • NonsenseBB
« Responder #23 em: 02 de Julho de 2009 às 21:07:48 »
Corre o risco de afastar as pessoas que sejam simpatizantes de outros partidos que não o apoiado mesmo que por outras razões.

Esta frase disse tudo no entanto a ideia de nos informarmos continua a fazer sentido.

Offline Ephram

• Boatswain
  • **
« Responder #24 em: 03 de Julho de 2009 às 01:07:13 »
Nós como supostos representantes deste movimento, devemos defender o que é melhor para o país. Identificar o partido ou partidos que, a haver, estarão mais próximos do que defendemos, na matéria que defendemos, não é nenhum tipo de aliança ou coligação.

Imaginem que é o PCP. Lá por ter nestas matérias opiniões mais parecidas ás nossas, isso não nos torna a todos comunistas! Mas isto não nos iliba da responsabilidade de criticar (bem ou mal) os programas legislativos de todos os partidos. Ok, não se apela directamente ao voto. Mas faz-se o resto ^^
He who sacrifices freedom for security, deserves neither freedom nor security.

Offline Phantasia

• Swab
  • *
« Responder #25 em: 04 de Julho de 2009 às 11:07:22 »
Lá está... Mas isso para mim levanta outro problema.

Imagina tu que o PCP é o único partido que promove os ideais defendidos pela comunidade. Eu não irei votar no PCP só porque é o único a defender os nossos ideais. Pois, imagina que eu não me identifico com o resto da idealogia do partido.

Percebem o "problema"?

Offline pepe09

• Sail patcher
« Responder #26 em: 05 de Julho de 2009 às 18:07:44 »
Eu pessoalmente sou da opinião que o voto pirata não deve obedecer a uma "disciplina" de voto, isto é, um consenso em votarmos num partido porque esse partido tem um manifesto que nos agrada mais em relação às leis autorais e a livre partilha de ficheiros.
 Penso sim, que podemos ler os manifestos, dicuti-los, enviar a tal carta aos partidos com as nossas duvidas posteriormente e nas eleicções deixar a cada um o seu voto individual, seja em algum partido, seja em branco.

Se os nossos temas e preocupações estivessem a ser debatidos, nós não teriamos necessidade de estar a "nascer" se calhar...

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #27 em: 11 de Julho de 2009 às 00:07:32 »
Ainda sobre o programa do BE e os direitos de autor é defendido o seguinte:

- Descriminalização da partilha de ficheiros para uso pessoal

- Criação de uma taxa a cobrar às operadoras de internet e fabricantes de hardware de cópia e armazenamento, a reverter para o pagamento de direitos de autor

- Os bens culturais produzidos com subsídios públicos devem ser de acesso livre ao público, nomeadamente via internet (filmes apoiados pelo Estado, investigações e artigos científicos, entre outros).

Relativamente às duas primeiras propostas, quando analisadas em conjunto significam mudar tudo e ficar tudo na mesma. Existirão alguns melhoramentos relativamente à situação actual? Talvez, mas tenho dúvidas que sejam significativos.

Já a terceira proposta parece-me muito positiva, e seria um primeiro passo para a generalização do uso de licenças mais permissivas.

Quanto a mais programas eleitorais, ainda mais nenhum partido o tem pronto. O do MEP julgo  que está para muito breve (1 ou 2 semanas), e os do PSD e PCP também devem aparecer pouco depois.

Offline B0rg

• Rookie Pirate
« Responder #28 em: 11 de Julho de 2009 às 01:07:08 »
A 1ª surpreendeu-me pela positiva, assim como a 3ª.

A 2ª é uma questão que ainda não foi aqui muito debatida e que não é linear. Talvez devessemos discutir um pouco melhor essa questão das taxas.
[B0rg]

Offline Mineiro

• Navigator
  • A cultura não tem dono.
« Responder #29 em: 11 de Julho de 2009 às 01:07:37 »
Bem, não li o programa logo vou confiar em ti FV :P

Não me surpreende, mas não deixa de ser positivo. Vou criar um tópico para discutirmos as questões das taxas.

EDIT: Tópico na secção de direitos de autor
« Última modificação: 11 de Julho de 2009 às 01:07:59 por Mineiro »
Francisco A. Pinto / Porto
The real danger is the gradual erosion of individual liberties through the automation, integration, and interconnection of many small, separate record-keeping systems, each of which alone may seem innocuous, even benevolent, and wholly justifiable.

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #30 em: 11 de Julho de 2009 às 23:07:22 »
Bem, eu acho que está implícito no programa que a 1ª e a 2ª medidas são complementares, e portanto seriam propostas no mesmo "pacote" de leis.
E eles usam o actual regime de direitos de autor para justificar que os downloads se inserem na cópia para uso pessoal lá previsto, mas não sei até que ponto isto é verdade.
O melhor é mais alguém ir ao site do BE e ler a última parte de secção relativa à cultura, porque o modo como é defendido o download para uso pessoal pode não ser claro e ter várias interpretações.

Mas com este programa dá para perceber perfeitamente que existem piratas no BE, com influência suficiente para se reflectir no programa eleitoral (a 3ª proposta que eu pus aí é para mim a mais surpreendente).

Offline Mineiro

• Navigator
« Responder #31 em: 12 de Julho de 2009 às 17:07:37 »
The real danger is the gradual erosion of individual liberties through the automation, integration, and interconnection of many small, separate record-keeping systems, each of which alone may seem innocuous, even benevolent, and wholly justifiable.

Offline white92

• Boatswain
  • **
« Responder #32 em: 12 de Julho de 2009 às 18:07:35 »
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=12425&Itemid=130

Artigo de um deputado BE sobre os direitos de autor.

Obrigado pela partilha. É um artigo interessante mas a par de alguns comentários que lá se encontram, também eu estou contra "taxar os equipamentos de cópia privada (pendrives, cd's e dvd's virgens, discos duros, máquinas de fotocópias, etc.)", pois não faz sentido generalizar os casos a partir de casos particulares, em que esses sim, são usados para armezenamento de conteúdos piratas.

Cumps.

Offline Dextro

• Helmsman
    • NonsenseBB
« Responder #33 em: 13 de Julho de 2009 às 23:07:18 »
Já agora fica aqui o que me responderam do MEP no que toca á questão da Net Neutrality rapidamente no twitter:
RuiMCB: Sobre a Net Neutrality defendemos que se deve conservar a net tendencialmente como ela nasceu, espaço de liberdade sem segmentação

Offline Mineiro

• Navigator
« Responder #34 em: 13 de Julho de 2009 às 23:07:06 »
É bem : ) Embora não concorde com eles em muita coisa ao menos têm uma resposta rápida para o eleitorado.

Offline B0rg

• Rookie Pirate
« Responder #35 em: 15 de Julho de 2009 às 16:07:49 »
Bem, tive a ler na diagonal o programa do MEP no geral e li depois a parte sobre a cultura.

A única referência em relação à Internet é a seguinte:
O Estado deverá aproveitar as sinergias positivas entre os bens económicos e os bens culturais, assumindo um papel pró-activo – com a criação de escala, o incentivo ao empreendedorismo e a
qualificação dos agentes – na promoção das indústrias culturais, nomeadamente na esfera do turismo cultural, cinema, audiovisual e multimédia interactivo, com especial destaque para a Internet, capitalizando os ganhos políticos, económicos e sociais daí decorrentes (criação de emprego, coesão territorial, promoção interna e externa da identidade nacional).
Que diz mais ou menos nada.
E essa foi exactamente com a ideia que fiquei em relação a todo o programa embora só tenha lido como deve ser a parte da cultura.

Nenhuma das questãos da net neutrality, dos direitos de autor ou da pirataria são mencionadas.

Fiquei com a sensação que o programa é um texto publicitário e não mostra as posições do partido em relação a nada ou quase nada, sendo apenas composto de palavras bonitas.
[B0rg]

Offline Dextro

• Helmsman
    • NonsenseBB
« Responder #36 em: 15 de Julho de 2009 às 17:07:58 »
Fiquei com a sensação que o programa é um texto publicitário e não mostra as posições do partido em relação a nada ou quase nada, sendo apenas composto de palavras bonitas.

Concordo, é por isso que é mais importante ouvir as pessoas propriamente ditas.

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #37 em: 15 de Julho de 2009 às 17:07:14 »
Bem, tive a ler na diagonal o programa do MEP no geral e li depois a parte sobre a cultura.

A única referência em relação à Internet é a seguinte:
O Estado deverá aproveitar as sinergias positivas entre os bens económicos e os bens culturais, assumindo um papel pró-activo – com a criação de escala, o incentivo ao empreendedorismo e a
qualificação dos agentes – na promoção das indústrias culturais, nomeadamente na esfera do turismo cultural, cinema, audiovisual e multimédia interactivo, com especial destaque para a Internet, capitalizando os ganhos políticos, económicos e sociais daí decorrentes (criação de emprego, coesão territorial, promoção interna e externa da identidade nacional).
Que diz mais ou menos nada.
E essa foi exactamente com a ideia que fiquei em relação a todo o programa embora só tenha lido como deve ser a parte da cultura.

Nenhuma das questãos da net neutrality, dos direitos de autor ou da pirataria são mencionadas.

Atenção que isso que leste não é o programa eleitoral do MEP! São apenas umas considerações gerais que estão sempre no site, já antes das eleições europeias. Um bocado como todos os partidos terão na sua página uma descrição de um programa genérico que nada representa porque isso depende sempre das pessoas que estiverem envolvidas.

O programa propriamente dito está a sair aos poucos. Já se podem encontrar uma série de medidas sobre a família e desemprego/segurança social no site deles, mas o programa completo específico para estas eleições ainda não foi divulgado

Offline B0rg

• Rookie Pirate
« Responder #38 em: 15 de Julho de 2009 às 18:07:00 »
hhmmmm, ok então. Como aquilo estava identificado como "Programa", presumi que o fosse.
Obrigado pela correcção então.

E sim, reparei nessas questões sobre a família sobretudo em várias partes do site mas fui à procura de algo mais completo.

Resta então esperar.
[B0rg]

Offline FV

• Boatswain
  • **
« Responder #39 em: 28 de Julho de 2009 às 23:07:40 »
Já estão disponíveis os programas do PS e do MEP .

Apesar de bastante diferentes, em ambos os programas as referências à propriedade intelectual são nulas. Resta saber se não têm nada a dizer por concordarem com a situação actual, por não ser um problema prioritário, ou por desconhecimento/ignorância.

EDIT: Link do MEP corrigido, quanto ao programa do PS, retirei-o daqui, é certo que é usada a expressão "bases programáticas", mas mais tarde se verá se apresentam um programa mais detalhado.
« Última modificação: 29 de Julho de 2009 às 00:07:49 por FV »