Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Os artistas estão a passar "muitas dificuldades"  (Lida 1818 vezes)

Offline white92

• Boatswain
  • **
Re: Os artistas estão a passar "muitas dificuldades"
« Responder #20 em: 04 de Setembro de 2009 às 14:09:15 »
Sugestão... porque é que os ISP não chegam a acordo com a Sociedade dos direitos de autor e não cobram um pequena taxa... a ser distribuida pelos artistas?

Já foi falado noutro topico. A minha opinião quanto a isso é que tal taxa seria ilegitima porque estaria a supor que todos são "criminosos" e também que a partilha é um crime e eu não tolero essa situação. Já basta essa taxa existir nos cds, K7s e demais suportes de gravação audiovisual.

Pois! E quem não usa para fins "piratas" também tem de ser obrigado a pagar essa taxa? É como culpar o todo pelo mal de um.

Cumps.

Offline andredaflauta

• Landlubber
« Responder #21 em: 20 de Setembro de 2009 às 13:09:26 »
Sou músico, amador é certo, mas músico. Além de ser músico estou desempregado, ou seja, a única fonte de rendimento (se se pode chamar assim) são as ajudas de custo que a banda (filarmónica) onde toco me paga por cada actuação (quando paga, pois a banda não recebe dinheiro em todas as actuações).
Além de ser músico (flautista) na banda também gosto de fazer as minhas próprias composições à voz e à guitarra (ficou-me dos tempos da Tuna Académica).
Conheço vários compositores profissionais.
Em resumo, eu conheço o lado dos criadores.
Os artistas estão a passar grandes dificuldades? Estão sim senhor (tirando os que têm grandes máquinas de marketing por trás), mas a culpa não é da pirataria. A culpa é dos preços dos discos, livros, filmes, etc. Por cada CD vendido o artista recebe uns cêntimos. Se não se vender ele não recebe, lógico.
Pensamos assim, então eles ganham dinheiro nos concertos. Certo, mas só se fores alguém como os Xutos, os U2, a Madonna, etc. que esgotam independentemente do preço. No meu caso, por exemplo, não posso dar-me ao luxo de gastar 25 Euros num CD ou num bilhete para um concerto, ou então posso e eu e a minha esposa não comemos durante uma semana (eu até estou gordo, não fazia mal, ela é que coitada).
Ir ao cinema com ela? Se não comermos uns dias talvez dê...
Ler um livro? Comprar um DVD? Um jogo de computador ou de consola?
O que é que me resta? MP3, ISO, DIVX... Ou então os ciganos na feira. 5 CD's 1 euro.

Offline Miglas

• Grupo de Comunicação
  • Corsair
« Responder #22 em: 20 de Setembro de 2009 às 14:09:31 »
Eu também sou músico, nos meus tempos mais de rock n roll lembro-me que para gravar um EP pagava 100 contos e isto numa promoção muito boa. Desde que me dediquei ao netaudio que não gastei um cêntimo em gravações. Nunca vi a música como um produto mas sim como uma expressão cultural que devia ser acedida gratuitamente é por isso que nunca vendi nenhuma música nem nunca o farei e quando me imporem que faça isso, simplesmente não o farei. Para mim isto vai mais longe do que se discute aqui, é o direito à cultura e à comunicação que se diz ser acessível a todos, mas que o nosso amigo andredaflauta demonstra que isso não é bem assim.

O que se deveria dar primazia os direitos individuais como o acesso livre à cultura ou os interesses económicos que só beneficiam os artistas em 1000€/p. ano?

A resposta parece óbvia mas há quem queira ofuscar essa claridade. Mas amigos a verdade vem sempre ao de cima e quando se luta por valores justos podem ter a certeza que se vence, demore o tempo que demore.

É preciso lutar pelo que acreditamos!
Miguel Gonçalves: miguelgoncalves@partidopiratapt.eu
Porta-Voz do Partido Pirata Português

Offline bafamed

• Swab
  • *
« Responder #23 em: 04 de Fevereiro de 2010 às 19:02:40 »
em relação a cantores nacionais...
se gajos como "José CID", ou "Toy", ou gajas como "Ruth Marlene", «Ágata», ou os "D'Zrt" musicos assim, se disserem que a pirataria os prejudica.
eu duvido  ;D

pois na net, as pessoas na maioria  fazem download de cds de bandas famosas (sobretudo bandas estrangeiras).

quanto a editoras, elas pagam entre 10 a 12%, aos autores.
Seja editoras gráficas (de livros) ou fonográficas, de cds.

eu editei um livro, a editora publicou 3000 exemplares...
e recebi só a porcaria de 500 euros!!!!
E eles ficam com os direitos da minha obra durante 6 anos.
durante 6 anos não posso usar o meu livro, nem vender.

outra coisa, ja tive muitos cd's da VIDISCO nas mãos, e muitas vezes nem têm musicas originais dos artistas estrangeiros, têm bandas que imitam tais artistas, são covers.

na musica techno acontece muito.
por exemplo num cd de tunning pode vir uma musica da "lady Gaga" e nem ser ela a cantar, mas sim uma outra artista, um cover.
basta vermos nos nomes de artistas, dessa musica, e notamos diferenças.

ou seja: a vidisco assim paga menos dinheiro, pelos direitos comerciais dessas musicas (porque esta a  pagar a artistas cover, e não aos originais).
mas depois vendem-nos ao preço caro.

em tempos comprei um cd de um grupo techno que eram os "cappella", e não eram as vozes originais, eram de um grupo cover, que interpretava musicas dos cappella.
mas a vidisco vendia como cd do grupo original cappella.

vendem gato por lebre