Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Karma  (Lida 416 vezes)

Offline B0rg

• Rookie Pirate
E pah, eu sei que sou um chato do caraças mas quando tenho uma opinião sobre alguma coisa com a qual não concordo tenho dificuldades em ficar calado.

A implementação do Karma que estão a utilizar é daquelas que só os admins podem dar certo? Ou se não, como é que se pode atribuir karma a outros utilizadores?

Qual foi a intenção de ligar essa função?

Razões pelas quais não concordo a sua utilização:
-Se apenas os admins podem atribuir karma é mais uma forma de separar esse grupo dos restantes utilizadores.
-Não gosto de ser avaliado.
-Não é uma função que dê importância e como tal não vou andar a lembrar-me de dar ou tirar karma aos utilizadores. Se muitos outros forem como eu nesse aspecto, como imagino que sejam, ficamos com um pequeno grupo que é responsável por todos os valores de karma de todos os utilizadores do fórum e tem assim o poder de representar a imagem destes para todo o fórum o que é altamente injusto. Ou seja, acrescenta uma obrigação nova aos utilizadores para manter a justiça social, pois sem acção é uma ferramenta de possível injustiça social.
-É uma ferramenta que tenta quantificar algo que é completamente qualitativo e não quantitativo. O valor e confiança que damos ao que os outros utilizadores escrevem é construído ao longo do tempo durante a interacção com estes e a leitura do que eles escreveram. E esse valor e confiança não podem ser facilmente traduzidos num simples número.
-Transforma a participação na comunidade num simples jogo. Bem, isto é um pouco exagerado certamente, mas é impossível desmentir a vontade que todos sentimos em ter um número mais alto ou maior do que o vizinho. O que provoca, para alguns mais agarrados a essa necessidade, a tentativa de jogar o sistema, de descobrir formas de fazer batota, etc. Isto obviamente que provoca consequências negativas na comunidade.

Claro que tudo isto é mais uma vez uma opinião muito pessoal. Não quero que me vejam como o gajo que está sempre a bater nos admins! :|
Não espero que retirem o sistema só por causa desta opinião mas gostava que pensassem no que disse e que tivessem a certeza de que querem mesmo o sistema.

Finalmente, se o que querem é um sistema que possam utilizar como admins ou moderadores para identificar utilizadores prejudiciais para a comunidade (que na realidade ainda não aconteceram), existem ferramentas semelhantes como sistemas de warning que o permitem sem que esse valor fique disponível para todos na comunidade, evitando assim algumas possíveis desvantagens que assinalei acima.
[B0rg]
Resistance is NOT futile!!

Offline Dextro

• Helmsman
    • NonsenseBB
Re: Karma
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2009 às 19:06:29 »
Concordo com o que dizes e também achei estranho ver os indicadores de karma e não ver qualquer forma de os manipular porém acho um pouco desapontante os indicadores terem desaparecido e esta tua entrada no forum não possuir nenhuma resposta.

Tal como tu não quero ser um chato mas acho que devíamos todos lutar pelo máximo de transparência neste nosso ponto de encontro.

Offline Dr. Chmod

• Administrador do Fórum
  • Helmsman
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2009 às 19:06:48 »
Foi um equivoco de configuração da nossa parte em utilizadores não conseguirem atribuir karma.

Eventualmente vai ser implementado um sistema mais avançado de karma.

Offline B0rg

• Rookie Pirate
« Responder #3 em: 09 de Junho de 2009 às 20:06:07 »
oki. Mas eu mantenho o resto da minha critica a esse tipo de sistemas. Querem discutir isso ou nem por isso? :p
[B0rg]

Offline Dr. Chmod

• Administrador do Fórum
  • Helmsman
« Responder #4 em: 09 de Junho de 2009 às 21:06:40 »
Força.

Sistema de karma é um sistema qeu permite ao participante ter um feedback da comunidade. Se todos usarem este sistema, existirá uma especie  de selecção natural dos membros (imparcial e subtil).

O sistema de karma permite varios "conceitos" dos quais eu destaco dois cenarios possiveis:
  • o karma pode ser atribuido pelos grupo selecionados;
  • o karma pode ser atribuido por todos os membros registados.
O karma pode ser visualisado como positiva e negativa em separado, ou a subtracção dos valores dos ambos.

Estamos a pensar em adaptar um sistema diferente que permite o membro receber pontos por cada post e topico. Permite tambem os membros avaliarem as mensagens.

Offline B0rg

• Rookie Pirate
« Responder #5 em: 09 de Junho de 2009 às 21:06:06 »
Penso que a avaliação de mensagens directamente evita ou aligeira alguns dos problemas que apontei no post original.

Mas enfim, se mais ninguém tiver problemas com um sistema destes, eu não me importo com a sua existência, mas não me peçam para gostar ou para o usar regularmente. ;)
[B0rg]

Offline Ephram

• Boatswain
  • **
« Responder #6 em: 10 de Junho de 2009 às 00:06:24 »
quanto ao karma, aplico a minha política habitual:

Se é inútil e desnecessário, bota fora  ;D

E não lhe acho de grande utilidade... Essa "selecção" será mais natural e por participações, do que por um sistema de pontos...
He who sacrifices freedom for security, deserves neither freedom nor security.