E pah, eu sei que sou um chato do caraças mas quando tenho uma opinião sobre alguma coisa com a qual não concordo tenho dificuldades em ficar calado.
A implementação do Karma que estão a utilizar é daquelas que só os admins podem dar certo? Ou se não, como é que se pode atribuir karma a outros utilizadores?
Qual foi a intenção de ligar essa função?
Razões pelas quais não concordo a sua utilização:
-Se apenas os admins podem atribuir karma é mais uma forma de separar esse grupo dos restantes utilizadores.
-Não gosto de ser avaliado.
-Não é uma função que dê importância e como tal não vou andar a lembrar-me de dar ou tirar karma aos utilizadores. Se muitos outros forem como eu nesse aspecto, como imagino que sejam, ficamos com um pequeno grupo que é responsável por todos os valores de karma de todos os utilizadores do fórum e tem assim o poder de representar a imagem destes para todo o fórum o que é altamente injusto. Ou seja, acrescenta uma obrigação nova aos utilizadores para manter a justiça social, pois sem acção é uma ferramenta de possível injustiça social.
-É uma ferramenta que tenta quantificar algo que é completamente qualitativo e não quantitativo. O valor e confiança que damos ao que os outros utilizadores escrevem é construído ao longo do tempo durante a interacção com estes e a leitura do que eles escreveram. E esse valor e confiança não podem ser facilmente traduzidos num simples número.
-Transforma a participação na comunidade num simples jogo. Bem, isto é um pouco exagerado certamente, mas é impossível desmentir a vontade que todos sentimos em ter um número mais alto ou maior do que o vizinho. O que provoca, para alguns mais agarrados a essa necessidade, a tentativa de jogar o sistema, de descobrir formas de fazer batota, etc. Isto obviamente que provoca consequências negativas na comunidade.
Claro que tudo isto é mais uma vez uma opinião muito pessoal. Não quero que me vejam como o gajo que está sempre a bater nos admins! :|
Não espero que retirem o sistema só por causa desta opinião mas gostava que pensassem no que disse e que tivessem a certeza de que querem mesmo o sistema.
Finalmente, se o que querem é um sistema que possam utilizar como admins ou moderadores para identificar utilizadores prejudiciais para a comunidade (que na realidade ainda não aconteceram), existem ferramentas semelhantes como sistemas de warning que o permitem sem que esse valor fique disponível para todos na comunidade, evitando assim algumas possíveis desvantagens que assinalei acima.